TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Saudavel

Por:   •  18/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.046 Palavras (13 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 13

        Introdução

Considerando ser o estágio, uma grande oportunidade de se trabalhar os saberes teóricos adquiridos, onde o aluno pode estabelecer contato com a docência na prática, fazendo investigação, análise e intervenção e atuando diretamente sobre a profissão escolhida, me propus a desenvolver esse trabalho. Por meio desse, anseio adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades necessárias para me consolidar uma boa professora.

Vivemos hoje em uma sociedade marcada pelo consumo desenfreado de alimentos industrializados, em que se prioriza o conforto e a praticidade em detrimento da saúde. Cada vez mais surgem novos casos de hipertensão, diabetes, colesterol, obesidade dentre outras doenças relacionadas aos hábitos alimentares. Com isso surge a necessidade, de se trabalhar a consciência das crianças em busca da promoção de saúde por meio da prevenção.

Diante da problemática e tendo consciência do importante papel da escola enquanto formadora de princípios, hábitos, conceitos e estilos de vida, por ser esse um espaço privilegiado para implementação de ações promotoras de saúde, busquei, desenvolver o projeto alimentação saudável junto aos alunos do 4º ano. Através desse, objetivo conscientizar os educandos a respeito da necessidade de se prevenir das doenças por meio de uma alimentação saudável, compreendendo de que forma os alimentos atuam de forma positiva ou negativa no nosso corpo, haja visto que a turma possui uma aluno com diabetes.

        

Caracterização da instituição

O presente estágio foi desenvolvido na Escola pública Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco. A mesma está situada na zona Rural do município de Carlinda-MT, na linha 15 Comunidade Caná. Atualmente atende 14 alunos da Educação Infantil como Extensão da Instituição de ensino Iraci Alves Cabral Francisco, 12 alunos de 1º e 2º ano –turma multiciclada- 7 alunos na sala do 3º ano, 15 alunos na turma do 4º ano e 15 alunos na turma do 5º ano. As séries finais do Ensino Fundamental funciona em duas turmas, 6º e 7º com alunos e 8º e 9º com alunos. O Ensino Médio é atendido como extensão da Escola Estadual Frei Caneca.

Conta com 13 funcionárias, sendo a maioria efetiva e contando com a maioria de suas professoras com ensino superior.  A escola Municipal Joaquim Nabuco iniciou o seu nucleamento das séries iniciais no ano de 1997 e em 1999 todas as escolas do setor já se encontravam inseridas no processo que teve como objetivo a interação de alunos e professores sendo mais bem estruturadas administrativa e pedagogicamente, visando a melhoria na qualidade do ensino oferecido.  Com o passar dos anos esse numero vem reduzindo cada vez mais. Atualmente conta com uma boa estrutura, com salas recentemente pintadas internamente e ventiladas, contudo não há uma biblioteca de boa qualidade, não conta com sala de informática para os alunos, mas os mesmo tem acesso a internet, pois a escola possui  três not book e um computar no qual os alunos tem acesso.

Também dispõe de  quadra poliesportiva com uma boa estrutura, com coberta e um palco que auxiliam nos eventos da escola e contem um campo suíço. O pátio é bem amplo, quase todo gramado e possui árvores com um pequeno jardim. Há uma cozinha, um refeitório com duas grandes mesas, banheiros masculino e feminino. Todo o entorno da instituição é acessível a deficientes.

Rotina observada

1º Ano e 2º Ano

A turma do 1º ano possui 6 alunos que estudam na mesma sala junto a turma do 2º ano que também conta com 6 crianças. A sala é bem ventilada, possui uma lousa, três janelas, um armário, uma bancada com livros, carteiras e cadeiras adequadas, varal com atividades desenvolvidas pelos alunos, alfabeto, números, cantinho da leitura e calendário.

Verificou-se que os alunos todos os dias são acolhidos pela professora que em seguida pergunta qual é o dia do mês e da semana, e passa um cabeçalho no quadro para ambas às turmas, faz-se a chamada e correção de tarefas. Em seguida divide o quadro ao meio e desenvolve atividades com uma turma, enquanto a outra faz uso de matérias como jogos e livros expostos na sala. Sempre usando essa metodologia para que os alunos da turma que não está sendo atendida por ela, não fique ociosa, mas que construa conhecimentos a partir de suas próprias descobertas.

Foi percebido que os alunos do 1º ano já conhecem muitas sílabas, e com a ajuda da professora já constroem palavras. Quanto aos alunos do 2º ano, três já sabem ler e escrever, e um dos alunos possui dificuldades de aprendizagem. Ambas fazem uso do livro didático que é interdisciplinar. A professora sempre passa uma atividade para as crianças desenvolverem em casa.

3º Ano

Uma turma com reduzido número de alunos, apenas sete, que já haviam estudado com outras turmas nos anos anteriores. A sala possui todas as características físicas da sala anterior, notou-se que a alunos e a professora possuem uma relação muito amigável, tendo em vista que a mesma trabalha com as crianças desde o início do ciclo.

Observou-se que todos os dias a Professora passa o cabeçalho, faz a chamada e em seguida o aluno escolhido no dia anterior faz leitura de uma história para a turma. Faz correção das atividades de para casa. A professora trabalha com o livro didático interdisciplinar, pesquisas na internet, e na ocasião estava desenvolvendo uma atividade sobre tempo cronológico e tempo atmosférico. Sempre finaliza com atividades para desenvolverem em casa com a ajuda dos pais. Com exceção de uma aluna com dificuldades cognitivas, os demais alunos já sabem ler e escrever.

4º Ano

A sala possui as mesmas características físicas citadas anteriormente. A turma é formada por 15 alunos, sendo que dois desses apresentam dificuldades cognitivas e necessitam sempre do auxilio da professora.

Percebeu-se que após a acolhida, a professora faz o cabeçalho no quadro e em seguida a chamada. Faz então correção das atividades de para casa e dá sequencia ao planejamento do dia, finalizando com atividades para fazer em casa.

5º Ano

A sala possui as mesmas características físicas das outras. É formada por 15 alunos, que se dividem em seis meninas e nove meninos. Foi percebida também a presença do cabeçalho, chamada e atividades de para casa na rotina dos educandos.

Na ocasião da observação, os alunos tiveram aula de Educação física, podendo ser percebido como a professora explora o espaço externo a sala de aula, buscando permitir que as crianças interajam e se divirtam, mas sob as condições das regras e disciplina.

Referencial teórico

O consumo de uma alimentos saudáveis é importante desde a infância, período que se firma a base da formação do ser humano, uma vez que juntamente nessa na fase se formam os hábitos alimentares. A alimentação suficiente e adequada, principal necessidade do ser humano, constitui um dos direitos da criança (MASCARENHAS; SANTOS, 2006). Em 1988, esse direito foi assegurado através da alimentação escolar a todos os alunos da educação infantil e ensino fundamental por meio de programa suplementar de alimentação escolar (PNAE) oferecido pelo governo estadual, federal e municipal. O referido programa tem como principal objetivo suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos, melhorando a capacidade de aprendizagem, formar bons hábitos alimentares e manter o aluno na escola (BRASIL, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com