TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente virtual anhanguera

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação

NOME

DIANDRA TEREZINHA MACAGNAN

RA

4211783996

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Elaine Miranda Pinto Ferri

Anhanguera Educacional

2015

  • Introdução 

Todos nós sabemos a importância de se ter uma criança na escola, e essa importância se estendem principalmente para aquelas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela motora ou neurológica.

A constituição garante esse direito que muitas vezes não é respeitado deixando a criança/adolescente sem qualquer previsão de vaga para aquela unidade.

  • Desenvolvimento 

A partir de relato de mães desesperadas por vagas para seus filhos, vemos o quanto nos faltam informações sobre nossos direitos garantidos pela constituição.

O Artigo 2º É bem claro ao dizer:

Ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.

E segue assim nos assegurando: A inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial como modalidade educativa que abranja a educação precoce, a pré-escolar, as de 1º e 2º graus, a supletiva, a habilitação e reabilitação profissionais, com currículos, etapas e exigências de diplomação própria. Mas mesmo com as existências da lei ela muitas vezes é ignorada, deixando de lado o respeito dando lado ao pré-conceito, que é gerado no memento que o responsável pela unidade observa que terá que aceitar um deficiente em sua escola. Se esquecendo de que a deficiência esta aos olhos de quem a vê, pois são pessoas capazes de realizar atividades normalmente dentro de seus limites e quando esses limites são respeitados sabemos que estamos dando oportunidades para essas crianças crescerem em ambientes comuns e se socializarem normalmente.

  • Reflexão 

Apartir de estudos realizados podemos perceber o quanto o sistema educacional necessita de melhoras, principalmente na area da educação especial. Em muitas unidades essa melhoras seriam resolvidas com vagas deponiveis e profissionais qualificados para estar dando apoio a essas crinças/adolecentes que necessitam. A lei ampara essas pessoas, mas por falta de conhecimento dessas familias,muitos alunos se encontram fora da escola.

  • Conclusão 

Portanto pode-se assim concluir o quanto nos é valido o aprendizado sobre as leis que garante que o estudo gratuito a todos sem exceção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (256 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com