TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amostra de Word sem Significância

Por:   •  20/3/2022  •  Exam  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

[TÍTULO DO RELATÓRIO]

[subtítulo]

[mês/ano de elaboração]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Elaborado por: [nome do aluno]

Disciplina: [disciplina]

Turma: [turma]


Tópicos desenvolvidos

É cediço que a responsabilidade social influencia a imagem organizacional da empresa, ou seja, a atuação dos princípios éticos passou a ser essencialmente estratégica. As empresas buscam cada vez mais um diferencial dentro de questões relacionadas a responsabilidade social e ambiental a fim de atrair a clientela e impressionar os seus acionistas.

Para Moreira (1999, p.28), a ética empresarial é “o comportamento da empresa – entidade lucrativa – quando ela age em conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas).

No entanto, ocorre que, muitas vezes, as empresas que divulgam essas informações em seus relatórios de sustentabilidade extrapolam os fatos reais, aparentando uma preocupação sócio-ambiental maior daquela empregada na empresa.

Nesse ínterim, este trabalho visa discutir práticas sustentáveis de maneira ética e moral, evitando com que a empresa seja praticante de greenwhasing.

Preza-se que, tanto funcionários subordinados quanto de cargos hierarquicamente superiores, se pautem na tomada de decisões por ações condizentes com as metas e convicções de sua companhia. A ética torna-se a base da responsabilidade social, sendo imprescindível que a ação esteja alinhada com o seu discurso.

De acordo com Silveira (2006), “Se cada empresa elaborasse seu próprio código, especificando na sua estrutura organizacional, a atuação dos seus profissionais e colaboradoes poderia orientar-se atraves do mesmo. O sucesso da empresa depende das pessoas que o compõe, pois são elas que transformam os objetivos, metas, projetos e até mesmo ética em realidade. Por isso é importante o comprometimento do individuo com o código de ética.” (p. 47).

Não obstante, a missão empresarial está vinculada ao interesse dos acionistas. Em seu trabalho, Silveira (2006), meciona que:

 “Para Ashley (2006), pode-se obervar uma evolução do conceito de responsabilidade social. Do ponto de vista histórico, é uma mudança que denota um deslocamento da motivação ética, tendo em vista a sobrevivência empresarial num momento de crise estrutural do capitalismo que se disseminava a partir de meados do século passado.

As exigências da crise e o rápido crescimento do movimento sócio- ambiental empurraram a empresa para a necessidade de uma revisão de conceitos e para a importância de um engajamento num projeto ético-político de amplitude societária. Essa mudança tem-se caracterizado pela adoção dos princípios de responsabilidade social corporativa, isto é, uma intenção de ruptura” (p. 48).

A Gorvernança Corporativa da empresa faz com que seja possível a construção de uma estrutura que deixe explicio os objetivos da empresa, determinando, assim, os meios de alcançá-los. Dessa forma, aumenta-se a eficiência da gestão, ocorre a redução do custo de capital, bem como atrai-se novos investimentos, possibilitando o crescimento da corporação. Para Silveira (2004, p. 47), governança corporativa é o conjunto de mecanismos de incentivo e controle, internos e externos, que visam minimizar custos decorrentes do problema de agencia.

De acordo com o Instituto Ethos, a responsabilidade social empresarial pode ser entendida como “a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com o squais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.”.

Ante o exposto, esse trabalho visa apresentar princípios e ações de gestão compativeis com os ideiais de sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental, a fim de viabilizar o desenvolvimento de maneira que leve em conta a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade como um todo.


Apresentação e objetivo

[Elabore a apresentação contendo as ideias principais, o(s) objetivo(s) do relatório e a descrição das partes que compõem o desenvolvimento do relatório.]

A empresa VBN incorporou o modelo de gestão de proposto pela ISSO 26000. Dessa forma, é possível impulsionar melhorias na cultura organizacional, garatindo uma atuação mais sustentável, bem como mitigando os riscos inerentes ao negócio.

Nesse sentido, a empresa age em consonância com a legislação que está em vigor, busca ter consideração a partir das expectativas impostas partes interessadas e integra em toda aorganizacao valores éticos.

A companhia e seus colaboradores promovem os direitos humanos, ou seja, respeitam a dignidade e os direitos de todas as pessoas. Há a constante prevenção de qualquer abuso relacionado à atividade ou na cadeia de valor, abrangendo a cadeia de fornecedores até os parceiros de negócios.

Assim, a empresa está em extrema consonância com as ODS desenvolvidas pela ONU, quais sejam: saúde e bem-estar, igualdade de gênero, trabalho descente e crescimento econômico, redução de desigualdade, entre outros. Ainda, a companhia aderiu aos Princípios Orientadores para Empresas de Direitos Humanos das Nações Unidas para a elaboração de seu regimento interno.

Outro ponto que surpreende é que a empresa deve acreditar que os seus funcionários são prioridade, considerando-os o maior patrimônio da empresa. Nesse sentido, a empresa promove a motivação de seus colaboradores reconhecendo as virtudes e o esforço de cada um e estimulando novos desafios.

A criação de metas torna-se essencial para que a empresa cada vez mais atinja a sua sustentabilidade. E, mais ainda, a forma de mitigação e resolução de conflitos torna-se um diferencial, trazendo confiança para os membros da sociedade. A responsabilidade social é requisito essencial para a sociedade, uma vez que a empresa constitui uma célula crucial do tecido social e pode realizar mudanças positivas em determinada sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (353.8 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com