TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Prática Pedagógica

Por:   •  5/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Análise da pratica pedagógica.

O período de observação no estabelecimento de ensino fundamental Maria Clarice de Andrade se deu na tarde de 17 de dezembro de 2014 na sala do 5° ano A. No primeiro momento foi realizada a acolhida, onde algumas crianças participaram ativamente da leitura de um poema relacionado à disciplina em questão (O Navio Negreiro – Castro Alves) seguido de uma breve revisão da aula anterior, cujo objetivo seria relembrar aspectos importantes do conteúdo trabalhado.

A metodologia aplicada pela educadora mostrou-se em parte quantitativa, pois em alguns momentos se prendeu somente na transmissão do conhecimento didático.

O Fim da Monarquia, período histórico que abrangeu o fim do século XIX no Brasil, foi o tema abordado em sala de aula no dia em questão. Os focos principais foram no que trata o Movimento Republicano e o Movimento Abolicionista com suas leis em destaque (Lei Eusébio de Queiros; Lei do Ventre Livre; Lei do Sexagenário). Tendo como suporte pedagógico o livro “Projeto Prosa - História” de Alexandre Alves, Letícia Facundes e Regina Nogueira, durante a aula, foram lidas, com a ajuda dos alunos, através de leitura paragrafada, vários textos que contextualizavam os acontecimentos estudados.

Em relação às atividades escritas, foi solicitada que a turma se dividisse em grupos, metodologia esta que procurou promover, sempre dentro do possível, a interação social entre as crianças, além de abrir espaço para uma constante troca de experiências entre o educador e os educandos. Outro fator que se demonstrou de grande importância foi saber tratar e trabalhar com as curiosidades apresentadas pelos estudantes. Desta forma, foi inevitável a participação e reflexão de alguns alunos a partir dos conteúdos citados.

Por fim é válido concluir que tal experiência vivenciada no contexto escolar percebe que, esta aula se enquadra na teria da escola nova, onde o aluno é observador e no mesmo tempo observado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com