TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Livro Didático Projeto Prosa - história

Por:   •  20/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 5

UFPI/CCE/DMTE

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA HISTÓRIA

PROFESSORA: VILMAR AIRES DOS SANTOS

ALUNA: LILLIANE SANTOS E SILVA

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

LIVRO: Projeto Prosa História (Ensino Fundamental) – 4ºano

  • Alves, Alexandre. Projeto Prosa: história: ensino fundamental, 4º ano / Alexandre Alves, Letícia Fagundes de Oliveira, Regina Nogueira Borella. 1. Ed. São Paulo: Saraiva,2008.

CRITÉRIOS

A análise do Livro didático Projeto Prosa História (Ensino Fundamental) 4ºano, seguirá os critérios listados abaixo:

  1. QUANTO A FORMA:
  1. Aparências e informações da capa.
  2. Tipo e qualidade do papel
  3. Qualidade das reproduções (letras)
  4. Quantidade e qualidade das ilustrações
  5. Informações sobre os sujeitos que contribuíram na sua confecção
  6. Forma pela qual os textos são apresentados (boxes, textos complementares, etc.)
  1. QUANTO AOS CONTEÚDOS HISTÓRICOS
  1. Identificação da tendência historiográfica predominante
  2. Atualização da obra
  3. Leituras complementares
  4. Reflexão crítica do assunto apresentado
  5. Complexidade e explicitação dos conceitos

  1. QUANTO AOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS
  1. Concepção de educação e conhecimento expressa na obra
  2. Métodos de aprendizagem em consonância com a visão de educação
  3. As atividades que mobilizam os diversos aspectos cognitivos da aprendizagem: compreensão, análise, memorização, comparação, etc.
  4. As ilustrações e seu uso nas atividades da obra
  5. O autor do texto e o autor da parte pedagógica.

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO PROJETO PROSA HISTÓRIA (ENSINO FUNDAMENTAL) – 4ºANO

  1. QUANTO A FORMA:

O livro se apresenta em tamanho padrão, com 142 páginas, encadernado em espiral transparente o que facilita o seu manuseio, suas folhas são no tamanho A4 e a capa é feita com papel couchê também no tamanho A4 e protegida por um plástico o que garante sua durabilidade. O livro traz em sua capa no canto superior esquerdo destacado o nome do projeto (projeto Prosa) e mais abaixo e centralizado o nome da disciplina – História. Além disso é possível se encontrar na capa o nome dos autores, a série a que se destina, e também traz a informação de que se enquadra na nova ortografia. Já no verso o livro apresenta as outras capas de outras disciplinas que também fazem parte do projeto PROSA (História, Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia) e o significado do nome do mesmo (Pensar – Refletir – Organizar – Socializar – Ampliar), o que nos leva a pensar que o livro tem como principal objetivo fazer com que os alunos tenham pensamentos críticos sobre os conteúdos trabalhados. Outra coisa que também encontramos na capa traseira é um pequeno texto sobre cópias ilegais de livros.

Saindo da capa e indo para o interior do livro, pode-se observar que ele traz letras em tamanho grande, o que facilita a leitura do aluno, e vem com bastante ilustrações (num total de 150), sendo que cada unidade inicia com uma ilustração bem grande relacionada com o conteúdo ser será trabalhado na mesma. As demais ilustrações vêm em tamanhos menores nas páginas e sempre relacionadas com o texto, ou com a atividade que está sendo trabalhada. Os textos são todos pequenos e ao mesmo tempo contém as principais informações do assunto, possuem linguagem de fácil compreensão, e sempre que há uma informação a mais a ser dada elas vêm em uma caixa de texto destacada na lateral da página.

Sobre os autores:

Alexandre Alves:

 Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP); Autor-colaborado de coleções didáticas do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio.

Letícia Fagundes de Oliveira:

 Mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP); Autora-colaboradora de coleções didáticas do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio; Coordenadora de projetos da Fundação Arquivo e Memória de Santos.

Regina Nogueira Borella:

 Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC); Coordenadora educacional e pedagógica de Educação Infantil e Fundamental I.

  1. QUANTO AOS CONTEÚDOS HISTÓRICOS

O livro tem como tendência historiográfica o Positivismo, uma vez que ele cria figuras heroicas como exemplos para que a sociedade crescesse e prosperasse. Assim, vão são exaltados como figuras ideais, pessoas como reis, generais, presidentes da república e outros tantos que estiveram no poder, isto não é muito bom para se construir um aluno crítico, já que essa tendência ao criar esses heróis esconde os seus defeitos e seus erros, exaltando só as coisas boas e esquecendo de mostrar todos os lados de um acontecimento histórico. Apesar de ter esta tendência, o autor busca sempre levar o aluno a ter o seu pensamento do assunto tratado, o que torna o livro, mesmo sendo do ano de 2008, atual, já que sempre em suas atividades se encontram perguntas que pedem para que o aluno compare as épocas e descreva as diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com