TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizado da docencia

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 10

Dificuldades enfrentadas pelos bolsistas e as  aprendizagens da docência

Por meio dos depoimentos pudemos conhecer a importância do programa PIBID para a  formação da docência e perceber que a  articulação entre os saberes pedagógicos aqueles produzidos pela experiência profissional e aqueles sistematizados histórico e cientificamente é um dos primeiros passos para a compreensão  dos fazeres docentes.

Dessa forma aqui podemos trazer relatos da pesquisa onde  as entrevistadas durante o momento da conversa,   narram fatos acontecidos no período em que atuavam como bolsistas do programa e mencionam algumas dificuldades ao adentrarem em sala de aula . 

 A dificuldade que tive foi ingressar  no segundo semestre me deparar com algo novo, tive medo[...]O desafio de dominar aquela turma e fazer com que os estudantes entendessem que eu estava lá também como professora. Eu me perguntava como ia controlar aqueles alunos, que quando a professora regente saia da sala gritavam soltavam piruetas como se ali não tivesse ninguém a frente. Eu percebia que não era somente na minha sala, então fui trocando informações com as outras colegas, buscando estratégias para chegar aos alunos e conquistar meu espaço. Por fim consegui, passei por essa dificuldade mas consegui que aquelas crianças entendessem que eu também estava ali para ensinar e para aprender também. (entrevistada B)

Outra entrevistada corrobora mencionando que:

A minha dificuldade era que  aplicar  os conteúdos e cumprir  o horário proposto,  tive essa  dificuldade e  ate os dias de hoje  vou confessar que eu extrapolo o tempo um pouco[... ]Quanto ao domínio da sala não tive muita dificuldade não. Assim grandes dificuldades eu não posso aqui relatar que não tive medo de sala de aula , houveram alguns probleminhas que não deixam de ser dificuldades mas  problemas sempre temos e os que apareceram durante esse processo procurei resolve-los e no final tudo deu certo. (entrevistada C) 

Esta entrevistada acrescenta a pesquisa revelando que:

A minha dificuldade acho que foi comigo mesma como eu já disse  antes o professor regente  foi e é minha referência e quanto a lhe dá com crianças ele já tinha uma postura quando ele falava todo mundo calava. Isso me remete a lembrar das aulas da professora Liana que sempre falava em sala de aula  sobre o saber lhe dá com a criança do olhar reflexivo da criança, saber o que você esta falando e  vê qual é o lugar dela e qual é o seu lugar de professor.  Então eu já tinha essa noção de limite e o professor ele sabia falar com as crianças. Quanto a isso para mim foi tranqüilo mais a dificuldade foi a questão do plano de aula que eu não sabia preparar, apesar de esta no quarto semestre ainda eu não tinha passado pelo estágio fui crua e foi complicado[...] Quando me falaram voce tem que dar aula,  eu busquei ajuda, pesquisei conversei com o professor regente que me tranqüilizou dizendo:  calma todo mundo passa por isso eu vou ajudar voce!  Ele  sabia o que era o PIBID,  qual era o meu papel e a  minha função. Venci essa dificuldade  consegui fazer o planejamento e realizar as atividades propostas com os alunos. Com passar do tempo a relação com o regente e com a turma  foi ficando tão boa,   que já não era não me tratavam como bolsista e   quando ele precisava se ausentar ou qualquer coisa, eu era a substituta dele, ele me pagava para dá aula para ele porque ele me achava tão pronta eu acho que pela referência que eu tinha dele. E hoje  onde ando  eu carrego eu faço menção a ele. ( Entrevistada A) 

Para Lima 2008, a ação humana de atribuir sentido ao vivido se dá  por meio da de um processo narrativo, pelo qual nos construímos  como sujeitos de possibilidades e de conhecimentos. As falas  da acima  elucidam a teoria  da autora,  pois  as entrevistadas durante o momento da conversa,   narram fatos acontecidos no período em que atuavam como bolsistas do programa e mencionam algumas dificuldades ao adentrarem em sala de aula . 

 

Os relatos dos sujeitos mostram as dificuldades enfrentadas diante do primeiro contato com a sala de aula. Compreendemos que a insegurança citada pelos bolsistas revela uma certa falta de experiência pelo desconhecimento da realidade escolar e também por estarem no inicio da graduação.  Diante das declarações, percebemos  que os bolsistas se apropriaram pouco a pouco dos conhecimentos científicos estudados na universidade, foram se adequando ao universo escolar e de forma reflexiva os encararam positivamente tais dificuldades compreendendo assim o seu futuro campo de atuação.

Diante do exposto a autora Lima, (2008) assevera que:

A medida que nos inserimos no campo de atuação docente do “professor iniciante”, vamos deparando com um universo complexo: o da dicotomia entre os saberes acadêmicos, construídos no campo da formação, e os saberes escolares, construídos no espaço de atuação. Por isso,ressalto a importância de compreender o período da iniciação profissional,  que envolve os primeiros anos da docência, no qual acredito que os professores não só ensinam mas também aprendem. (LIMA,2008,p.139).

A autora supracitada ainda destaca que os anos iniciais da trajetória docente constituem um período importante para a afirmação de determinadas concepções e para a negação de outras, contribuindo  significamente para o processo de aprendizagem da docência.

A respeito das aprendizagens da  docência como objeto de investigação nessa pesquisa  é importante ressaltar que nos depoimentos coletados os sujeitos fazem menção de momentos que foram marcantes para seu crescimento  como e quando se sentiram  realmente professores.

Bem o momento que eu me sentir professora? Foram muitos os momentos mais o que posso destacar foi o  quando trabalhei o texto da bailarina de Cecilia Meireles. Estava ali no quadro escrevendo pela primeira vez falando de literatura[...] outro momento  foi quando aplicamos o projeto resgatando as brincadeiras de roda cada bolsista tinha no final do projeto apresentamos  uma peça teatral  para a escola.  Quando eu peguei o microfone para anunciar que a minha turma, meus alunos iam apresentar, eu pensei assim eu sou professora eu me sentia ali  professora. E o principal de todos eu me sentia professora quando tinha que aplicar determinado conteúdo e ia para a o computador pesquisar, buscar novas idéias inovar minha pratica. Esses foram os momentos em que eu me sentir professora. ( Bolsista A)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (749.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com