TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte de Candido portinari

Por:   •  22/9/2020  •  Dissertação  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

As crianças exploram o imaginário como um elemento intrínseco à sua vida. E através das brincadeiras, artes, dança, música, fotografia etc. que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor.

Como conhecimento de mundo refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com o objeto de conhecimento, este âmbito abarca os seguintes eixos de trabalhos: movimento, arte visuais, criação, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade.

Como proposta de atividade segue o anexo da Obra de Cândido Portinari.

[pic 1]

         Descrever: Composição de cenas, desenho de observação e de memória, desenho de paisagem e natureza-morta, regra de proporção. Instigar o que eles conseguem retirar da obra de arte que está a sua frente.

Analisar: Cores primárias e secundárias, conversa informal sobre a vida de Cândido Portinari, apresentação da biografia do artista.

Interpretar: Leitura da imagem observando as brincadeiras infantis, a estrutura do local, que tipo de sentimento a obra atrás para as crianças que apreciam a obra (importante ouvi-las) e saber que tipo de emoção trás para cada uma delas ao apreciar.

Embasar: Podemos ver que essa obra foi pintada no Nordeste está retratando a seca do local (natureza-morta), o trabalho exaustivo deles e como o povo foge da seca.

Revelar: A proposta da releitura podemos propor de diversas formas: individual ou coletivo, através de um novo desenho ou uma montagem de um cenário para uma foto com os próprios alunos de sala.

E assim podemos captar a arte na vida de uma criança que está conhecendo o mundo e desenvolver a criatividade, a linguagens estéticas e a imaginação criadora, através do desenho, ampliando a sensibilidade e as formas e representação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com