TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida e Obra de Candido Portinári e Reflexões sobre a Formação Estética do Profissional em Educação

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 3º e 4º SEMESTRE

BEATRIZ gomes santana

PRODUÇÃO TEXTUAL – INDIVIDUAL

Vida e Obra de Candido Portinári e reflexoes sobre a formação estética do profissional em educação

[pic 3]

Espinosa

2014

BEATRIZ gomes santana

PRODUÇÃO TEXTUAL – INDIVIDUAL

Vida e Obra de Candido Portinári e reflexoes sobre a formação estética do profissional em educação

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina : Organização Didatica na Educação Infanti, Arte, Educação e Musica, Ludicidade e Educação Infantil, Prática Pedagógica Interdisciplinar – Infancia e sua Linguagem, Seminário Interdisciplinar IV.

Profs. Edilaine Vagula,Cyntia Simioni,Laura Célia Cabral Cava,Marlizete Steinle,Rosely Montagnini.

Tutor Eletronico: Natalia B. Verissimo

Tutor de Sala: Gisely da S. Machado

Espinosa

2014

Introdução

Falar em educação estética, é falar de sua importancia para uma boa construção de significados do desenvolvimento intelectual tanto do professor quanto do aluno,essa pratica faz com que ambos professor e aluno tenham o seu olhar direcionado para as criticas reflexivas. A escola é lugar propicio para a ampliação cultural e social, é através dela que muito se conquista. Essa produção interdisciplinar e individual procurar fortalecer a importância da formação estética do professor na contemporaneidade.Os sentimentos de apreciação e sensibilização das obras são fatores essenciais á formação dos alunos.Dessa forma, essa produção tem como objetivo abordar a vida e obra de Candido Torquato Portinari,artista esse que de uma forma ou de outra contribuir para a continuação da modernidade no campo das artes modernas.

E ainda entender a relevancia da arte na formação estética do professor para atuar no ensino infantil.Pois,devemos saber que inserir os sentidos de apreciação e reflexão nas crianças podem fazer delas uma simples entendedora das artes visuais.

.

Desenvolvimento

Candido Torquato Portinari,nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café nas proximidades de Brodowski, interior de São Paulo. Filho dos imigrantes italianos, Giovan Battista Portinari e Domenica TorquatoSua vocação artística deu-se inicio na infância,teve uma educação deficiente, não completando sequer o ensino primário. Aos 14 anos de idade, alguns pintores e escultores italianos que atuavam na restauração de igrejas, passaram pela região de Brodowski e recrutou Portinari para exercer atividades de  ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro.Aos 15 anos, já decidido a aprimorar seus dons,deixa São Paulo e parte para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Nacional de Belas Artes. Durane seus estudos, Portinari começa a se destacar e chamar a atenção tanto de professores quanto da própria imprensa. Tanto que aos 20 anos já participa de diversas exposições, ganhando elogios em artigos de vários jornais. Mesmo com toda essa badalação, começa a despertar no artista o interesse por um movimento artístico até então considerado marginal: o modernismo.Portinari participou com maior premio do Salão da ENBA nos anos de 1926 e 1927, conseguindo destaque, mas não venceu. Em 1928 Portinari deliberadamente prepara uma tela com elementos acadêmicos tradicionais e finalmente ganha a medalha de ouro do Salão da ENBA e uma viagem para a Europa.Em 1931 Portinari volta ao Brasil renovado. Mudando completamente a estética de sua obra, valorizando mais cores e a ideia das pinturas.Portinari foi ativo na política,candidatando-se ao cargo de deputado federal em 1945 pelo PCB e a senador, em 1947,mas perdeu em decorrencia de uma pequena margem de votos,onde levantou-se suspeitas de fraude para derrotá-lo devido o cerco aos membros do Partido Comunista Brasileiro.Uma das obras mais importantes de Portinari, O lavrador de café, foi furtada do segundo andar do Museu de Arte de São Paulo na madrugada do dia 20 de dezembro de 2007, em uma ação de três minutos.

[pic 4]

Pintura a óleo sobre tela 100x 81 cm

“Lavrador de café” Portinari. 1934

"O " Lavrador de Café", pintura que mede 1 metro por 81 centímetros  retrata um trabalhador negro em uma fazenda de café do início do século 20, está entre as obras mais conhecidas do artista e é importante representação desse interesse de Portinari pela temática nacional. As caracteristicas das obras de Portinari retratava questões sociais sem desagradar ao governo e aproximou-se da arte moderna européia sem perder a admiração do grande público. Suas pinturas se aproximam do cubismo, surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos, sem, contudo, se distanciar totalmente da arte figurativa e das tradições da pintura.Desobedecendo as ordens médicas, Portinari continuava pintando e viajando com frequência para exposições nos Estados Unidos, Europa e Israel. No começo de 1962 a prefeitura de Barcelona convida Portinari para uma grande exposição com 200 telas. Trabalhando freneticamente, a intoxicação de Portinari começa a tomar proporções fatais.No dia 6 de fevereiro do mesmo ano, Cândido Portinari morre envenenado pelas telas que fizeram seu sucesso, já que, tinha claustrofobia e desmaiava no "corredor" de telas. Encontra-se sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (59.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com