TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo completo

Por:   •  4/6/2015  •  Artigo  •  4.809 Palavras (20 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 20

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FUNDAMENTADAS.

Kemmy Ingrid Rocha de Carvalho¹

Mayara Aline Manete Pereira²

Silvia Regina da Silva Pereira³

EIXO TEMÁTICO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo discutir a Importância do Brincar na Educação Infantil, visando identificar as influências positivas da brincadeira em relação à aprendizagem da criança. Na educação infantil a criança vivência situações de aprendizagem, desenvolvendo hábitos e habilidades, e o jogo e a brincadeira oportuniza ricas trocas de experiências, ludicidade e aprendizagem. Ao brincar, a criança interage com outras crianças, sendo capaz de perceber-se como um “ser” no mundo. Portanto, o brincar e uma atividade que permite o ingresso no mundo da imaginação e no mundo das regras. Trata-se de um artigo realizado por meio da pesquisa qualitativa, como instrumento de pesquisa, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e as bases teóricas apoiadas em: Moyles (2006), Kishimoto (2002), Almeida ( 2000), RCNEI ( 1998), entre outros. Como resultado constatou-se que o lúdico para criança é o meio de expressão fundamental, e é através da brincadeira na educação infantil, que a criança aprende como se adaptar a sua realidade, bem como diferentes conceitos que envolvem a cognição, afetividade, motricidade, entre outros e a tarefa do professor é compreender essa necessidade e importância do brincar, bem como intervir e colocar a criança em circunstância favorável e estimuladora para que por si mesma descubra o conhecimento.

Palavras- Chaves: brincar, aprendizagem, desenvolvimento, criança.

_____________________

¹ Graduanda de Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande/ UNES, e mail ingridkemmy@hotmail.com.br.

² Graduanda de Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande/ UNES, e mail mayara_aline@aedu.com.

³ Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande/ UNES, e mail silvia.pereira@aedu.com.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem o objetivo discutir a importância do brincar no desenvolvimento da criança de Educação Infantil, além de refletir se ele é pensado em seu contexto educativo pelos educadores que o utilizam em seus cotidianos. A escolha deste tema partiu do nosso interesse em afirmar que o brincar é fundamental no desenvolvimento da aprendizagem da criança de Educação Infantil. Diante deste tema: O Brincar, buscaremos respostas para a seguinte questão: Como a brincadeira é pensada e analisada pelos educadores em relação à aprendizagem das crianças na Educação Infantil?

Portanto, o que queremos ressaltar neste artigo é a necessidade do conhecimento teórico do educador sobre a brincadeira, pois, é fundamental este conhecimento para que se possa planejar e realizar intervenções neste momento de aprendizagem e desenvolvimento da criança, portando, essa é uma atividade essencial no crescimento da identidade e autonomia da criança, pois, ao brincar ela desenvolve a imaginação, a fantasia, a memória e a atenção. Pesquisar o brincar na infância e o meio pelo qual a criança vai organizando suas experiências, descobrindo e recriando seus sentimentos, pensamentos a respeito do mundo, das coisas e das pessoas com as quais convive, é um assunto que nos interessa discutir e refletir para assim, analisarmos teoricamente, que o brincar proporciona e oportuniza uma aprendizagem rica, prazerosa, significativa e com, maior um melhor desempenho na aprendizagem.

Os estudos foram realizados por meio da pesquisa qualitativa e com ênfase na pesquisa bibliográfica que “é fundamentada nos conhecimento de biblioteconomia, documentação e bibliográfica, sua finalidade é colocar o pesquisador em contato com o que já se produzir a respeito do seu tema de pesquisa”.(PADUA, 2004). Para tanto, consultaremos fontes primárias e secundárias, para proporcionar interação com o tema em questão e a compreensão de alguns conceitos presentes no decorrer do artigo.

O artigo será dividido em quatro partes, desta forma na primeira parte mergulharemos na historia da ludicidade, aonde em seus primeiros anos de vida as crianças são marcadas por descobertas, experiências e aprendizagens, por meio das interações com o meio e com o outro. A segunda parte tratará do brincar, pois é através das brincadeiras que a criança expressa suas emoções, seus desejos e seus sentimentos. Portanto, o brincar na educação infantil representa papel importante no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo sua criatividade, socialização e aprendizagem em grupo. Na terceira parte destacaremos  uma reflexão sobre os jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança como recurso pedagógico. Ressaltando, experiências vivenciadas na infância deixam marcas, positivas e negativas conforme as vivências e estímulos recebidos, e as mesmas, ganham maior significado nas escolas, dependendo da mediação proporcionada pelo professor. A quarta parte abordará o papel do professor que deve estimular situações do cotidiano das crianças, com objetivo da construção da identidade, cabendo a ele o papel de mediador, sem imposições, auxiliando as crianças em suas atividades diárias.

Desta forma a brincadeira quando é pensada com a função de aprendizagem favorece o desenvolvimento da criança de forma lúdica e prazerosa. Enfim a nossa intenção neste artigo é proporcionar o diálogo entre a prática e a teoria partido do ponto que a educação lúdica deve sempre estar presente nas salas de educação infantil oportunizando momentos de trocas, alegrias e muitas aprendizagens as crianças.

Nossa expectativa é que os desafios proposto venham a ser alcançados e que possam servir de reflexão a uma prática pedagógica baseado na ludicidade, e no respeito á criança, no intuito de torná-la cada vez mais intencional e produtiva.

1. APRENDER BRINCANDO: A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO LUDICO E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM

Podemos afirmar, que a ludicidade está presente no ser humano há muitos anos, basta observarmos as marcas deixadas na historia. Kishimoto (2002) comenta:

Cada tempo histórico possui uma hierarquia de valores que oferece uma organicidade a essa heterogeneidade. São valores que orientam a elaboração de um banco de imagens culturais que se refletem nas concepções de criança e seu brincar.( KISHIMOTO, 2002, p. 2 )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (200.6 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com