TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Artes na educação infantil

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 6

A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO ESCOLAR PARA DESENVOVIMENTO INFANTIL: UMA ANÁLISE DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS

Davi dos Reis Dutra

Dilma Assis Santos

Emily Pinto dos Santos

Luzia Rodrigues da Silva

Monalisa Lovato Laranjeira

Nadia de Moura Albuquerque

 Curso Pedagogia

Polo: Mauá

Orientadora: Prof.ª Esp. Ana Carolina Dias Prado

RESUMO

A arte é um dos modos de conhecimento ao qual o aluno deve também ter acesso assumindo-se como sujeito capaz de se expressar através do desenho, cujo é uma forma de manifestação artística, onde a criança transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. Para a criança o ato de desenhar desempenha a exteriorização de uma ação pensada, que por sua vez representa certa etapa da construção de seu pensamento. Ao refletirmos sobre o desenho infantil observamos uma pluralidade de possibilidades que se caracteriza como um modo alternativo da criança de se colocar no mundo.

Palavras-chave: Desenho, Aprendizagem, Arte, Educação Infantil.

INTRODUÇÃO

O desenho tem um papel fundamental na formação do conhecimento e requer  grande consideração no sentido de valorizar desde o inicio da vida da criança, considerando já o conhecimento adquirido no seu convívio social.

No inicio do período escolar, a criança traz consigo as suas primeiras experiências vivenciadas através do contato que teve com pais, irmão etc. Ao desenhar ela desenvolve a auto expressão e atua de forma expressiva com o mundo opinando, criticando, e sugerindo por meio da utilização das cores.

De acordo com Pillar (1996) “a criança não nasce sabendo desenhar, que este conhecimento é construído a partir da sua relação direta com  objeto, assim são suas estruturas mentais que definem  suas possibilidades  à representação e interpretação do objeto”        .

Com base no contexto acima, observa-se que o desenho infantil estabelece uma relação entre a criança e sua expressividade, que possui seu próprio estilo de representação gráfica bem como sua própria maneira de expressão.

Segundo Ferraz(1993 p.55) ao acompanhar o desenvolvimento expressivo da criança percebe-se que ele resulta das elaborações das sensações, sentimentos e percepções vivenciadas intensamente. Por isso, quando ela desenha, pinta, dança e canta, o faz com vivacidade e muita emoção.

A escolha do tema para este trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar  e identificar as contribuições do desenho escolar para o desempenho infantil  entre a faixa etária de  4 a 6 anos  uma vez que é um  período de  extensas expressões e representações. Além de ser de grande relevância a nós futuros  educadores, pois teremos como base cientifica contextos teóricos que relatam o desenhar  e sua relação com o desenvolvimento da criança.No intuito de atingir o intento proposto nesta pesquisa estruturamos este trabalho em buscar  reunir e analisar a bibliografia sobre estudos de alguns teóricos, informações obtidas em livros sobre o tema, revistas cientificas e documentários.

1. FUNDAMENTOS TEORICOS SOBRE O DESENHO NA INFÂNCIA

No passado o desenho não recebia a devida importância, pois era visto como uma linguagem num sentido mais restrito. Atualmente, após estudos realizados compreende se que a evolução do desenho compartilha o processo de desenvolvimento, passando por etapas que caracterizam a maneira da criança se situar no mundo.

De acordo com Pillar (1996) a criança não nasce sabendo desenhar, que este conhecimento é construído a partir da sua relação direta com o objeto, assim são suas estruturas mentais que definem as suas possibilidades quanto a representação e interpretação do objeto.    

Mediante as ideias sugeridas pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (Brasil.1998). “o desenho como linguagem indica signos históricos e sociais que possibilitam ao homem significar o mundo”.

   Dessa forma visão de que o desenho é apenas uma atividade prática, em que só se trabalha a mão, teoricamente passa a ser compreendida como  uma estreita relação entre pensar e fazer, teoria e prática, conceito e ação    

Para Luquet (1979,p.213-214),“o desenho infantil, enquanto manifestação da atividade da criança permite penetrar na sua psicologia e, portanto, determinar em que ponto ela se parece ou não com a do adulto”. Sendo assim o desenho é  uma forma de representação que pode revelar o conteúdo da imagem mental da criança.

Segundo Piaget (1948) a representação é gerada pela função semiótica, a qual possibilita à criança reconstruir em pensamento um objeto ausente por meio de um símbolo ou signo.

Os dados teóricos mencionados nos mostra que  diferentes autores afirmam que o desenho da criança evoluí por fases ou níveis, e que representam a forma como ela apreende  e transfere suas emoções e sentimentos aos .

2. O DESENHO COMO FORMA DE EXPRESSÃO

 O desenho é uma das principais atividades na educação infantil, pois revela uma forma de se expressar e contribui em vários aspectos.

Segundo Lowenfeld e Brittain (1977), consideram o desenvolvimento artístico da criança como um processo de organização do pensamento e de representação do medo, permitindo a compreensão do desenvolvimento mental infantil.

De acordo com Ferreira (2005), além de permitir a livre expressão e comunicação, o desenho contribui para formação intelectual da criança, estimulando a percepção, o raciocínio e a criatividade.

Moreira (apud SILVA& TAVARES, 2010,p.5) afirma que “o desenho infantil é a marca da criança, pois antes de aprender e escrever, ela serve do desenho como escrita. Desenha para falar de seus medos, descobertas, alegrias e tristezas”.

            Com base na citação mencionada acima podemos dizer que o desenho infantil, é uma das formas que as crianças têm de expressar criativamente, sentimentos ou mesmo sua percepção do ambiente em que vivem, ou seja, muitas vezes a criança desenha menos o que vê e mais o que sabe de certo objeto.

É importante destacar a relação existente entre a fala, escrita e o ato de desenhar, linguagem verbal é a base da linguagem gráfica. Vygotsky (1989, p. 141)

1. CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR

Segundo Magalhães (2008) “aprendemos com as crianças e aprendemos com os artistas. Um bom professor está sempre aprendendo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com