TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferentes realidades de estudantes em diferentes estados brasileiros

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Pernambuco

Centro de Educação

Disciplina: Avaliação Educacional

Professora: Isabela Amblard

Aluna: Maria Dulcinea

        O presente trabalho tem como objetivo fazer uma relação do documentário “Pro Dia Nascer Feliz” com o texto “Os processos de ensino e de aprendizagem e o contexto avaliativo do ENEM”, nesse contexto procuraremos estabelecer uma relação de acordo com o que foi compreendido.

         O documentário nos apresenta diferentes realidades de estudantes em diferentes estados brasileiros e que ao vermos a realidade desses locais podemos perceber distintos processos de ensino e aprendizagem e reforçar a ideia de que o professor cada vez mais está assumindo o papel avaliador dessa aprendizagem, apesar de o Estado ter assumido essa função reguladora.

        É alarmante a situação de algumas escolas, acreditamos que a divisão de responsabilidades do estado com outros órgãos reguladores tem prejudicado muito a situação de algumas escolas, principalmente no interior. Foi o que vimos no documentário a situação da primeira escola que recebe uma verba baixíssima para manter-se funcionando, ao visualizar essa situação podemos inferir que a falta de estrutura e condições dignas de trabalho podem prejudicar consideravelmente esse processo de ensino e aprendizagem que conseguintemente prejudicará o ranking da escola/aluno ao ser avaliado nesses exames nacionais de larga escala.

         No que se refere a aprendizagem, vemos no texto que existe abordagem diferentes ou seja teorias distintas que podem facilitar ou dificultar o aprendizado do aluno, mas neste momento destacaremos a que acreditamos que melhor se enquadraria no contexto escolar. Não é compreensível o aluno ter sua nota diminuída por um professor somente por acreditar que o aluno copiou texto de alguém ao invés de acreditar que possa ter sido criação de seu aluno. Esse pensamento não leva em consideração a bagagem que o aluno possa trazer para sala de aula, mas se fixa em modelo rígidos e repetitivos de ensino e aprendizagem.

        É importante e relevante que possa haver uma interação entre, professor, aluno e saber, que infelizmente não podemos ver em todas as escolas apresentadas no documentário. Vimos esse processo de interação não tão acentuado em uma escola pública da periferia do rio de Janeiro, no qual o conselho de classe e o projeto social desenvolvido nessa escola pode interferir de uma maneira singela no presente/futuro de um aluno. Na escola particular essa interação é melhor notada, o professor desenvolve melhor esse acompanhamento pedagógico.

        No que diz respeito ao ENEM, a maioria das escolas públicas sofrem com esse método de avaliação, que tem como finalidade aferi a proficiência do aluno em determinada área de conhecimento. Como foi exposto anteriormente muitas escolas não recebe o tratamento adequado para desenvolver bem suas atividades educacionais, falta professores, as escolas estão em péssimas condições e mesmo aquelas que conseguem fazer algo, foi percebido através da fala do coordenadora que os alunos que atingiram uma boa nota no Enem, não estão em universidades públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com