TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções da EAD e seus Canais de Comunicação

Por:   •  23/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.950 Palavras (12 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 12

PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA À SATISFAÇÃO EM CURSOS EM EAD

FUNÇÕES NA EAD E SEUS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Débora Kniess Campos

Karolainy Raimundo Barbosa

Leonete Silva da Rosa

Luciana de Bittencourt Carara

Sabrina da Rosa Cândido

Prof. Alessandra Livramento

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura de Pedagogia (PED 1875) – Seminário Interdisciplinar I

05/05/2017

RESUMO

A educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino que sofreu grandes transformações no decorrer do seu surgimento no Brasil até nos dias atuais. Com o desenvolvimento dos meios de comunicação a sua importância se faz pensar na própria evolução. Com o surgimento das máquinas nesse século, faz-se necessário habituar-se a avanços das novas tecnologias de comunicação, ampliando novos campos para a educação a distância. A Educação a distância tem por função integrar virtualmente um aluno e um tutor, sendo o aluno artifício do seu próprio desenvolvimento, construindo uma relação de troca de saberes, oportunizando e ampliando conhecimentos de forma democrática.  Essa modalidade traz alternativas com condições de atender de forma dinâmica à demanda acadêmica de diversas através das funções realizadas através de seus canais de comunicação. Foi através do crescimento tecnológico e a partir da popularização da internet no Brasil, permitindo assim a acessibilidade para as pessoas, que foi firmada a ampliação da educação a distância. Os diversos canais de comunicação da EAD, como a tecnologia de rede, ambiente virtual do aluno, videoconferência, biblioteca virtual e atendimento online, criam, promovem e facilitam a aprendizagem sem limitações de tempo ou lugar. A EAD vem sendo apontada como uma alternativa com condições de atender de forma ativa à grande demanda acadêmica, abrindo possibilidades e atualização de conhecimentos que são gerados em uma velocidade cada vez maior no dia a dia. Espera-se que ao analisar as funções da EAD e seus canais de comunicação, pode-se verificar a formação de um profissional crítico que pense de forma globalizada e sistematizada, com amplitude de saberes.

Palavras-chave: Educação à distância. Funções. Canais de comunicação.

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como tema a “Iniciação Científica” no qual focou-se a relação da produção científica e a satisfação dos cursos realizados pelas EADs.

A Educação a Distância (EAD) vem sendo apontada como uma alternativa com condições de consentir de forma dinâmica à demanda acadêmica través de diversas funções realizadas através de seus canais de comunicação.

A EAD  é considerada uma modalidade de ensino que reúne um conjunto de recursos tecnológicos que integram virtualmente professor e aluno, e são estimulados à construir novas formas de pensar, trabalhar, pesquisar, educar e promove a  autonomia  ao aluno tornando seus estudos mais flexível, por meio de acessos em canais  de atendimento oferecido pela Instituição; com o objetivo de melhor atender a comunidade acadêmica, tendo como base a pesquisa e o diálogo.

Este trabalho foi elaborado por meio de pesquisas bibliográfica tem como objetivos apresentar os vários canais de comunicação e conhecer as funções de cada setor a serem utilizados pelos acadêmicos para resolver suas pendências e melhorar sua aprendizagem de forma rápida e correta.

 A organização se sistematiza em três momentos. O primeiro será apresentada uma breve história do surgimento da EAD no Brasil, em seguida aboradar-se-á as funções do EAD e no terceiro momento será explanado os principais  canais de comunicação e uso das tecnologias que favorecem o processo de aprendizagem na EAD.

2.0  BREVE  HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL

        A história da educação a distância no Brasil sempre esteve vinculada à formação profissional, para capacitação das  pessoas ao realizarem  certas atividades ou ao domínio de determinadas habilidades, sempre em relação ao  mercado de trabalho.

A EAD no Brasil teve seu início no século XX, durante o processo de industrialização, na qual era exigido formação do trabalhador no setor industrial. Essa formação era feita através de meios radiofônicos, que atendia toda a demanda de trabalhadores rurais sem a necessidade de deslocamento para os centros urbanos.

A partir do ano de 1930, a Educação a Distância foi a forma mais viável pelas políticas públicas para a alfabetização em massa e formação profissional, surgindo o Instituto Rádio-Técnico Monitor em 1939, e o Instituto Universal Brasileiro, em 1941.

Com o surgimento da televisão no Brasil, surgem as televisões educativas, sendo que a Educação a Distância começa a ser usada na capacitação de professores na década de 70, através da Associação Brasileira de Teleducação (ABT) e o MEC, através dos Seminários Brasileiros de Tecnologia Educacional. Em 1973, é criado o Projeto Sistema Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI) que, através de uso de satélites, chegou a atender 16.000 alunos.

Com os avanços da televisão em prol da educação, é criado em 1978 o Telecurso 2º grau, através de uma parceria da Fundação Padre Anchieta e Fundação Roberto Marinho, tendo como objetivo,  preparar alunos para exames supletivos de 2º grau. Em 1979 é criada a Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa (FCTVE), dando ênfase ao projeto Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), bem como, surge à implementação da Pós-Graduação Experimental a Distância, através da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

Objetivando aperfeiçoar e formar professores, é criado o Projeto Ipê em 1984 e o projeto “Um Salto para o Futuro” na década de 90. Em 1995, é criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) que desenvolveu e implantou, em 2000, um curso a distância vinculado ao Projeto TV Escola.

Conforme Barros (2003, p. 52), duas tendências educacionais se firmaram no Brasil “[…] a universalização das oportunidades e a preparação para o universo do trabalho”. O processo histórico da Educação a Distância passou por diversas transformações, deixando de ser vista como um ensino de baixa qualidade, dando lugar a uma alternativa eficaz  para a  formação do cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (182.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com