TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas Educacionais: Questões Discursivas

Por:   •  24/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]‘MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CAMPUS PIÚMA

Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 – Praia Doce – 29285-000 – Piúma – ES 28 3520-3205

CURSO: Curso de Complementação Pedagógica

DISCIPLINA: Política e Organização da Educação Básica

PROFESSOR: Alexon Silva Tavares

CURSISTA: Larinne Paiva Viégas

VALOR: 6 pontos

DATA DE ENTREGA: 20/06/2021 – em PDF

TAREFA DA 2ª SEMANA

QUESTÃO 01 – Com base no texto base da 2º semana, vídeo 01, vídeo 02 e vídeo 03, apresente as caraterísticas de uma concepção de política educacional neoliberal nos aspectos antropológicos, epistemológicos e políticos. (Use exclusivamente o texto base e os 03 (três) vídeos da 2ª semana). (2 pontos)

Resposta: Os aspectos epistemológicos do neoliberalismo possuem diferentes abordagens, em geral vão remeter a uma nova fase do capitalismo. Esse sistema defende a ação mínima do Estado, acreditando no equilíbrio social resultante do livre funcionamento do mercado e compreende-se um conjunto de medidas e ações públicas que procuravam garantir a todos os cidadãos de uma nação o acesso a um mínimo de serviços públicos capazes de melhorar ou potencializar suas condições de vida. Ou seja, é uma articulação do Estado, mercado e cidadania. Nesse sistema a sociedade civil é chamada a participar do processo de formulação de políticas públicas que irá abordar os aspectos políticos dessa ideologia. Na perspectiva das políticas educacionais, estas são reprodutoras do modelo neoliberal. A influência expressiva dessa ideologia na política educacional brasileira é percebida na Constituição de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que enunciam a educação como um direito social e responsabiliza o Estado e a família. Ademais, a LDB traz aspectos neoliberais, tais como: concepções pedagógicas, privatização da educação, avaliação da aprendizagem, do professor e da escola, direito a educação escolar com sucesso, financiamento da educação, e outros que visam modificar a sociedade e seus valores. A educação é subordinada ao mercado capitalista e a posiciona a serviço do desempenho do indivíduo no mercado para potencializar o crescimento econômico, por meio da formação para a ação individual competitiva no mercado de trabalho. As avaliações medem os indivíduos e estimulam a competição e a concorrência entre eles. Assim, alcança-se os aspectos antropológicos que é desenvolver competências que preparem o indivíduo para o mercado de trabalho. O estudante é uma máquina nesse sistema capitalista produtivo. Ao contrário do que se acredita ser o objetivo central da escola: formação integral de capacidades humanas dos alunos visando uma sociedade justa, democrática, em que possam ser superadas desigualdades sociais.

QUESTÃO 02 – Com base no texto base da 2º semana, qual o papel do planejamento em relação políticas públicas voltadas para educação? E qual foi à importância do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova para as politicas públicas voltadas para a educação? (2 pontos)

Resposta: Através do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova apontou-se graves problemas na educação brasileira, em especial o analfabetismo. Esse manifesto objetivava a possibilidade de interferir na organização da sociedade brasileira do ponto de vista da educação. Nele destaca-se a educação escolar como uma função essencialmente pública e faz a defesa da escola única para todos, apresentando os princípios de laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e coeducação. O documento se tornou o marco inaugural do projeto de renovação educacional do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com