TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Práticas de Violência Contra Crianças

Por:   •  7/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  2.268 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Práticas de Violência  Contra Crianças

Profª Lilian Paula Degobbi Bergamo

Licelia Reis da Silva Cerati

RA:1167414

Rio Claro

2017

Descrição da Atividade

Com base nas leituras realizadas no terceiro ciclo de aprendizagem, construa um texto dissertativo, de no máximo duas páginas, explicando: (preferencialmente com suas palavras)

 1) O modelo Ecosistêmico e Transacional, ou seja, como eles explicam a ocorrência de maus-tratos.

 2) Os fatores de risco relativos ao abuso físico. Com base na leitura do artigo, elenque quais são os principais fatores que levam ao abuso físico contra crianças. Eles podem ser no nível do microssistema (relacionados as características dos cuidadores, da relação com a criança) ou relacionados ao exosistema e macrosistema.

3) Os fatores de risco relativos à negligência. Com base na leitura do artigo, elenque quais são os principais fatores que levam à negligência contra crianças. Eles podem ser no nível do microssistema (relacionados as características dos cuidadores, da relação com a criança) ou relacionados ao exosistema e macrosistema.

 4) Os fatores de risco relativos ao abuso sexual. Com base na leitura do artigo, elenque quais são os principais fatores de risco que levam ao abuso sexual contra crianças.

RESPOSTA:

1) Com base nas leituras realizadas,  o modelo Ecossistêmico e Transacional, propõe a interação de variáveis de risco e proteção nos diversos contextos ecológicos, influenciando-se reciprocamente para a produção dos maus-tratos. Explicam que os fatores de risco relativos à figura do cuidador que podem produzir a negligência na relação com os filhos, no contexto cultural, e enfatizado também fatores como maus-tratos na infância do adulto, o apoio social, estilo parental, angústia, infelicidade, solidão e estresse associados ao papel do cuidador.

             Nesse modelo enfatiza-se não só a história de vida do cuidador, mas também da      criança (desenvolvimento ontogenético) de cada membro da família.

             No modelo Transacional, proposto por Cicchetti e Rizley em 1981, preconizou-se que a ocorrência dos maus-tratos também depende da presença ( ou da ausência) de fatores de proteção.

       2) Embora haja maior frequência de ocorrência, o abuso físico no microssistema familiar é menos criticado do que o abuso sexual. Valores existentes no macrossistema, conjunto de ideologias, crenças e culturas existente em determinado contexto justificam este fenômeno como a aceitação e a permissão da punição corporal. As causas do abuso físico contra a criança e o adolescente são multifatoriais e devem ser compreendidas ecologicamente, através das perspectivas social, familiar e pessoal (Garbarino & Eckenrode,1997; Pecolvitz e cols,2000; Sepmitus-Berger,1999).

            Na perspectiva social, o risco de abuso físico intrafamiliar está relacionado ao isolamento social, à falta de uma rede de apoio social e afetivo e aos eventos da vida estressantes, como desemprego e dificuldades.

           São citadas como causadores de abuso físico as características ou transtornos de personalidade, tanto do abusador quanto do abusado, como impulsividade, agressividade, transtorno de humor, doença mental ou física, entre outros.

           Tais práticas incluem punição física ou privação de privilégios ou ameaças, compelindo a criança a adequar seu comportamento às reações primitivas dos pais. A utilização inadequada dos pais também pode ser observada em outros aspectos da interação parental. O controle excessivo do comportamento dos filhos pelos pais mostra um desequilíbrio de poder na relação, e impede o desenvolvimento de características e habilidades importantes, como autoestima e autonomia. O abuso físico viola um dos direitos básicos do ser humano ter domínio sobre seu próprio corpo.

        3) Omissão da família “em prover as necessidades físicas e emocionais de uma criança ou adolescente, configura-se no comportamento dos pais ou responsáveis quando falham em alimentar, vestir adequadamente seus filhos, medicar, educar e evitar acidentes” (Brasil,1993,p.14).

             Ainda permanecem algumas questões, como as quais se referem aos limites entre o que é e o que não é violência, relacionadas aos valores culturais de educação domésticas de crianças, vistas como seres em formação que seriam propriedades de seus pais, e que, para educá-los, haveria necessidade de puni-las quando erram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com