TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Éticas

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES - PEDAGOGIA

DISCIPLINA: FILOSOFIA

PROFESSORA: MARIA JOSE PEREIRA ROCHA

ACADÊMICA: ISABELLA CAROLINE VILELA BUENO

Entrevista realizada com a pedagoga Felícia Mara de Sousa e Silva, a respeito dos dilemas éticos enfrentados no dia-a-dia por ela.

1- Qual a importância do respeito entre alunos, professores e funcionários de uma instituição de ensino?

É de grande importância o respeito entre o grupo (alunos, professores e funcionários), pois sem respeito não se consegue manter um bom relacionamento, o que acaba comprometendo o processo de ensino e aprendizagem. É quase impossível conseguir desempenhar um bom trabalho quando não há respeito, da mesma forma acontece com a aprendizagem. Ela não evolui.

2- Você acredita que é uma das finalidades da escola aumentar o conhecimento de ética dos alunos no ambiente escolar de forma que isso resulte em melhor qualidade do ensino ?

A escola é uma grande parceira da família diante do processo de aquisição da ética do aluno. É indispensável ressaltar que sem ética não tem como o professor e demais profissionais da educação desempenharem as etapas disponíveis para a boa qualidade do ensino. Com isso, além do interesse na parceria com a família com intuito de ajudar, a escola também tem interesse numa ética que contribua para o respeito desejado, apresentado na questão 1.

3- Uma sala de aula é composta por alunos de diferentes personalidades, como você lida com elas para que tenham respeito uns com os outros ?

Não é uma experiência fácil de se adquirir. Muitos profissionais não suportam a pressão dessa diferença de personalidades, mas eu acredito que essa diferença contribui para o processo de aprendizagem. Projetos devem ser explorados para que se conquiste esse respeito uns com os outros, fazendo com que os alunos saibam valorizar as diferenças como riqueza social.

4- Há pais que culpam os professores por determinadas atitudes desrespeitosas dos filhos nas escolas. Você concorda com isso ou acha que os pais também são responsáveis por essas atitudes? Qual sua posição quanto a isso?

Acredito que os pais têm 95% de culpa pelas atitudes desrespeitosas dos filhos. Por várias vezes, infelizmente, passei pela experiência de ouvir pais falando que seu filho não mente, sendo que o filho estava perto ouvindo tudo. Tais momentos fortaleceram o aluno para que sua má conduta dentro do colégio só piorasse. Tanto é verdade que nos casos em que os alunos nos causam muitos transtornos com questão disciplinar, mas os pais apoiam a escola, vemos que esses transtornos são amenizados. Com os anos de experiência que tenho dentro de instituições de ensino acredito sim que os pais têm total responsabilidade sobre as condutas desrespeitosas ou não dos alunos.

5-  No ambiente escolar é possível detectar alguma forma de discriminação étnico/ racial ?

Infelizmente o que mais detectamos são as discriminações étnico/racial. Algumas pessoas, mesmo com tantos investimentos de instituições educacionais, na tentativa de sanar esse problema, ainda vemos e enfrentamos os mais variados tipos de discriminação. É uma luta do dia a dia, mas a escola, além de detectar, consegue desenvolver trabalhos para que os resultados positivos possam ser apresentados com mais eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com