TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Étnicas Raciais

Por:   •  14/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  1.147 Visualizações

Página 1 de 3

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados

Curso:  Pedagogia

Disciplina: Relações Étnicas Raciais

Professora:  Dra. Terezinha Bazé de Lima

Aluno(a):Ana Cláudia Moratelli         RGM: 053.9874  Polo: Taió

Atividade 01 - AULAS 01 e 02

Você deve estudar a aula 01 e aula 02, fazendo em seu caderno um fichamento dos principais conceitos abordados para depois participar do Fórum de Aula 01 e 02 e desenvolver sua atividade  de acordo com o descrito abaixo  e enviá-la em portfólio de aula 01. As participações do Fórum serão pontuadas quando o aluno obtiver média final 6,5 aproximando sua nota para 7,0 se sua participação for visualizada na ferramenta Fórum.

Atividade para envio no portfólio 01

Na aula 01 e 02 é necessário estudar os conceitos de racismo, discriminação, etnia, ação afirmativa e ainda as legislações nº 10.639/2003 e 11.645/2008  que obriga as escolas e os professores a incluir a temática das Relações Étnico Raciais e Indígenas nos  Guias Curriculares e Planejamento Escolares. Assim, a  atividade  de aula será a visita em uma escola de ensino fundamental dos anos iniciais para analisar como as referidas leis estão asseguradas nos documentos normativos da escola ( Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular, Projetos temáticos,...) após a análise elabore um texto de 01 lauda, contendo título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. O texto deverá ser desenvolvido tendo como base a utilização de citações do material das aulas 1 e 2.  

  • Obs: Os alunos de Polos do Exterior podem realizar esta mesma atividade através de uma visita virtual em sites de escolas de ensino fundamental brasileiras analisando se nas finalidades, missão, projetos, objetos..., constam alguma menção sobre esta legislação, na narrativa do texto deverão citar o site da escola analisada e com as aulas elaborando o texto conforme orientação acima.

Atenciosamente,

Profª Terezinha Bazé de Lima

O racismo no Brasil

Introdução

Neste texto discorrerei um pouco sobre a aula 01/02, uma das aulas fala sobre a situação discriminatória existente na nossa sociedade , na segunda aula vemos a todo o momento os negros e índios como escravos de uma geração ditadora, no sentido de impor seus valores, dessa forma a primeira aula expos a situação do racismo no Brasil, deparando-se com o leque cultural que encontra-se nas adversidades envolvendo etnias e as legislações que hoje obrigam a escola a incluir nos seus currículos à cultura afro-brasileira e indígena. As práticas do racismo ocorrem de diversas maneiras e formas, escola, trabalho, criminalidade, por lidar com suas experiências de vida e com seu senso comum, o individuo crer que evitando o assunto não esta praticando o racismo, assim a sociedade, acredita sair ilesa nem suspeitando que com essa atitude já esta praticando o racismo.

 Desenvolvimento

Neste contexto, a reflexão sobre essas temáticas, indígena e afro-brasileira vigente na Educação, e suas relações étnico-raciais e adversidade cultural, podem colaborar tanto para se estabelecer um proveitoso e vantajoso debate sobre a pluralidade de formas de pensar, de se expressar, de produzir e saber na atualidade, através da leitura e analise dos textos disponibilizados podemos compreender a importância das leis tanto para a atuação do professor em sala de aula quanto a pratica do mesmo para com o aluno. Segundo Defourny em seu discurso que reafirmou o comprometimento da entidade com a implementação da Lei 10.639/2003 e afirmou que os desafios ainda são grandes. Temos bases solidas que nos permite afirmar que não existem culturas superiores ou inferiores, mas sim culturas diferentes, cada uma com suas particularidades sendo a própria cultura, brasileira em sua base recheada por diferenças culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com