TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Transformações na Educação Básica Pós-pandemia.

Por:   •  25/6/2023  •  Dissertação  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 2

   ATIVIDADES FORMATIVAS: LICENCIATURAS
ATIVIDADE FORMATIVA V:
Tema: As transformações na Educação Básica pós-pandemia.
Objetivo: Refletir sobre as mudanças e as novas possibilidades na educação pós-pandemia.   

      A pandemia trouxe um alerta, uma buzina alta nos ouvidos dos governantes a fim de acabar com a desigualdade na educação, mas parece que mesmo com tantas mortes e o país atravessando seu pior momento submetido a um governo desumano, não há previsão de melhoria.

        O retorno às aulas tinha como principal objetivo acolher os alunos e pudemos ver esse acolhimento no início do ano letivo. Esperávamos encontrar muitos desafios e encontramos. Alunos que cursavam o 1º ano do Ensino Fundamental e retornaram para a escola no 4º ano. A defasagem do ensino mais a imaturidade dos alunos de fato foi algo bastante assustador e desesperador.  Mas o empenho e dedicação dos educadores são maiores que qualquer descaso dos governantes. Unidos num único objetivo, caminham em passos largos para alinharem os níveis dos anos escolares em todos os sentidos. Cada um fazendo o seu melhor.

        No ensino remoto e híbrido encontramos desafios, sim muitos! Mas no retorno às aulas presenciais constatamos que a desigualdade continuará, entre tantos outros problemas, como a inclusão que continua sendo uma falácia, a falta de equipamentos eletrônicos, a escassez de internet, a falta de material didático, enfim, a educação viveu um momento de provas e parece que não foi o suficiente para receber prioridade. A importância dos professores na vida dos alunos foi constatada pelas famílias, mas tudo voltou ao “antigo normal”. Eles não lutam pelos seus direitos, a escola voltou a ser um depósito de crianças.   Quanto aos municípios e suas Secretarias de Educação, seguem com suas cobranças normalmente com um único objetivo: Ficar bem colocados no IDEB.

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (300 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com