TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Versões de Chapeuzinho Vermelho

Por:   •  22/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Versão de Charles Perrualt

Nesta versão temos algumas características que diferenciam dos outros, o fato de não haver a figura do caçador e a morte da avó e da Chapeuzinho.

Em sua versão, Charles utiliza imagens fortes e cruéis que, com o tempo, foram alteradas para que o conto pudesse chegar no público infantil.

Um marco nas versões de Perrault é que ele sempre utiliza a moral para destacar algo em seu texto, e ao declarar sua moral, é possível ver que mesmo 322 anos depois, os lobos por das mais variedades que possam ser, continuam os mesmos selvagens.

Versão dos Irmãos Grimm

Por volta de 160 anos depois de Perrault publicar Chapeuzinho Vermelho, os Grimm trazem sua versão da história, trazendo um final feliz e adicionando a figura do caçador em cena.

Retiraram as partes mais eróticas e sangrentas, salvaram a avó e a Chapeuzinho e puseram fim ao lobo.

Diferente de Charles, os Irmãos Grimm não usam morais em seus livros, porém ao fim do conto dão à entender que o bem sempre vence.

Ao adaptar a história, possibilitaram a leitura para um público infantil, e assim criaram a versão mais próxima da que conhecemos.

Chapeuzinho Vermelho e suas entrelinhas

Chapeuzinho Vermelho é, se analisarmos, uma adolescente ingênua que está entrando na puberdade.

O que explica seu gorro vermelho, representando a menstruação.

Sua mãe ao lhe pedir para cruzar o bosque, pode ser interpretado como uma provação, uma passagem. Já que o bosque representa o perigo.

O lobo que aparece no bosque é a selvageria, que Chapeuzinho deve superar.

Em algumas versões, após chegar na casa de sua avó, quando o lobo disfarçado oferece comida à menina, que são o corpo e o sangue de sua avó, é representada a passagem do velho para o novo.

Ainda havendo a moral, que no conto de Perrault, o autor nos mostra que os lobos por mais meigos e domesticados que possam ser, ainda esses podem ser os mais perigosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com