TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chapeuzinho vermelho quadro comparativo

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.590 Palavras (11 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 11

Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE

Licenciatura em Pedagogia- 5ª fase

Disciplina de Literatura Infanto- Juvenil

Professor: Emiliano Daniel de Souza

Acadêmica: Maiara Jordão

Data: 17/03/2015

Atividades

1) Fazer um quadro comparativo.

QUADRO COMPARATIVO

Chapeuzinho Vermelho (Perrault)

Chapeuzinho Vermelho (Irmãos Grimm)

Chapeuzinho vermelho era a aldeã mais bonita que poderia existir, e sua mãe era louca por ela e a avó mais ainda, e a sua avó uma boa senhora mandou fazer um pequeno capuz vermelho, no qual assentou tão bem que por toda parte aonde ia chamavam de chapeuzinho vermelho.

Chapeuzinho era querida por todos, e sua avó era a que mais a amava e fazia de tudo para lhe agradar. Um dia sua avó deu a ela um chapeuzinho de veludo vermelho no qual ela gostou tanto que não quis mais usar outro, sendo assim apelidada de chapeuzinho vermelho.

Chapeuzinho Vermelho morava numa aldeia e a sua vovó morava em outra.

Chapeuzinho morava em um vilarejo e a vovó morava na floresta.

Chapeuzinho levou para vovó bolinho e um pote de manteiga

Chapeuzinho levou para vovó uma fatia de bolo e uma garrafa de vinho.

Chapeuzinho vermelho ao passar pelo bosque encontrou o lobo que teve vontade de comê-la mais não comeu por casa dos lenhadores e com isso fez várias perguntas pra chapeuzinho vermelho no qual ela respondeu todas as perguntas.

Chapeuzinho encontrou o lobo na floresta que perguntou para onde ela ia e o que tinha em seu avental e inocente chapeuzinho vermelho respondeu a todas as perguntas.

A Vovó morava depois do moinho lá longe, bem longe, na primeira casa da aldeia.

A casa da vovó fica embaixo dos três carvalhos, e em volta há arbustos.

O lobo foi visitar a vovó também, falou para chapeuzinho vermelho que iria por um caminho e ela por outro para ver quem chegava primeiro.

O lobo diz para chapeuzinho vermelho ver as lindas flores  que existem na floresta, pra ela ouvir os cantos  dos passarinhos e que é muito divertido passear pela floresta.

O lobo foi correndo pelo caminho mais curto e a chapeuzinho vermelho segui o seu caminho catando castanhas, correndo atrás das borboletas e catando flores para fazer buquês.

Chapeuzinho vermelho pôs se a colher flores na floresta para fazer um ramalhete para sua vovó e colheu até que não cabia mais nenhuma em suas mãos. Enquanto o lobo foi correndo imediatamente para casa da vovó.

O lobo não demorou muito para chegar na casa da vovó e logo bateu passando-se por chapeuzinho vermelho. A vovó  que estava de cama porque estava doente mandou que ele puxasse a lingueta e o ferrolho se abriria.

Ao chegar na casa da vovó se passou por chapeuzinho vermelho e a vovó logo mandou virar a maçaneta, pois estava fraca e  não consegui levantar para abrir.

O lobo puxou a lingueta e a porta se abriu. Ele se jogou sobre a boa mulher e a devorou num piscar de olhos, pois fazia três dias que ele não comia. Depois fechou a porta e foi se deitar a espera de chapeuzinho vermelho.

O lobo girou a maçaneta e aporta se abriu, então ele entrou e foi direto até a cama e devorou a vovó, em seguida vestiu as roupas dela, colocou a touca na cabeça e deitou-se a espera de chapeuzinho vermelho.

Ao chegar chapeuzinho estranhou a voz grossa, teve medo, mas pensou que a avó estava gripada puxou a lingueta e o ferrolho se abriu para ela entrar.  Entrou e a vovó (lobo), mandou que ela se deitasse com ela, e imediatamente chapeuzinho vermelho tirou a roupa e foi se deitar junto com a vovó.

Ao chegar na casa da vovó chapeuzinho vermelho estranhou que a porta estava aberta e achou tudo muito estranho. Foi até a cama da vovó abriu ao cortinado e lá estava a avó com a touca enfiada na cabeça, cobrindo o rosto, com um aspecto muito estranho.

Ao ficar muito espantada com a figura da vovó começou a fazer perguntas e o lobo malvado se jogou em cima da chapeuzinho vermelho e a comeu.

Começou a fazer umas perguntas para vovó e depois o lobo saltou da cama, pulou sobre a chapeuzinho vermelho e a engoliu.

A historia de chapeuzinho vermelho de Perrault,  tem a moral da historia no final. E o final é completamente diferente da historia de chapeuzinho vermelho dos irmãos Grimm

O lobo então voltou para cama, adormeceu e começou a roncar fazendo um barulho fenomenal. Um caçador ao passar dai estranhou o barulho e resolver entrar pra ver o que estava acontecendo.  Ao ver o lobo dormindo imaginou que poderia ter comido a vovó. Buscou a tesoura e cortou a barriga do lobo, avistando chapeuzinho vermelho e depois a vovó. Chapeuzinho vermelho correu buscar pedras para colocar dentro da barriga do lobo, que ao acordar tentou ir embora mais caiu morto.  

Os três ficaram muito felizes. O caçador tirou a pele do lobo, a vovó comeu o que chapeuzinho vermelho tinha levado a ela e chapeuzinho vermelho prometeu pra si mesma que não ia mais sair do caminho e nem entrar na floresta sozinha.

QUADRO COMPARATIVO

Cinderela ou Sapatinho de vidro (Perrault)

A gata Borralheira (Irmãos Grimm)

O começo da historia de Cinderela ou o Sapatinho de Vidro conta que um fidalgo se casou em segundas núpcias com uma mulher mais soberba e mais orgulhosa.

O começo da historia a gata borralheira começa contando que havia um homem rico que viveu feliz com sua mulher e juntos tiveram uma filha. A mulher adoeceu e chamou a filha para se despedir e disse que do céu sempre olharia por ela, e que era para ela plantar uma árvore sobre seu túmulo e toda vez que desejasse alguma coisa era pra balançar a árvore que o seu desejo se realizaria e quando estivesse em perigo mandaria ajuda do céu. Dito isso, ela fechou os olhos e morreu. A neve cobriu o túmulo com um manto branco e quando o sol voltou a brilhar seu pai casou novamente.

Ela tinha duas filhas de temperamento igual ao seu. E o marido por seu lado tinha uma filha que era a doçura em pessoa e de bondade sem par. Assim que o casamento foi celebrado, a madastra começou a mostrar seu mau gênio. Não tolerava as boas qualidades da enteada.

Mas a madastra já tinha duas filhas do seu primeiro marido, bonitas de aparência, mas orgulhosas, pretensiosas e más de coração. Depois do casamento as três foram morar na mesma casa e a vida se tornou muito dura para a pobre menina.

A madastra encarregou a pobre menina para fazer os serviços mais grosseiros da casa. Ela tinha que lavar as vasilhas e esfregar as escadas, limpar o quarto da senhora e os das senhoritas filhas. Tinha que dormir no sótão, numa misera enxerga de palha, enquanto as irmãs ocupavam quartos atapetados, com camas da ultima moda espelhos onde podiam se ver da cabeça aos pés. A pobre menina suportava tudo, sem se queixar para seu pai. Depois que terminava seu trabalho se metia num canto junto a lareira e se sentava no meio das cinzas, por isso todos passaram a chamá-la de gata borralheira.

A madastra falou que a menina era inútil e desagradável e que tinha que ir pra cozinha para ser a criada e ganhar o pão com seu trabalho diário. E as irmãs debochando tiraram todos os seus vestidos dando a ela um vestido muito velho e cinzento. A partir daí ela passou a trabalhar arduamente, desde o nascer do sol e as irmãs faziam de tudo para atormentá-la, jogavam ervilhas e lentilhas  no meio das cinzas e faziam com que ela separasse os grãos.  Ela não tinha cama para dormir, dormia perto do chaminé, junto as cinzas do borralho. E como estava sempre suja deram a ela o apelido de gata borralheira.

A caçula das irmãs que não era tão estúpida quanto a mais velha, começou a chamá-la de cinderela, pois parecia mil vezes mais bonitas do que elas. Um dia o filho do rei deu um baile e convidou todos os figurões do reino inclusive às duas irmãs. Elas ficaram ocupadíssimas escolhendo roupas e penteados que cairiam melhor para elas. E isso era um sofrimento para cinderela, pois era ela quem iria passar a roupa branca das irmãs e engomar seus babados. Mandaram chamar o melhor cabeleireiro das redondezas para levantar seus cabelos. E chamaram também a cinderela para pedir a opinião, pois sabiam que ela tinha bom gosto. Cinderela deu os melhores conselhos possíveis e até se ofereceu para penteá-las.

Passando algum tempo, o rei mandou anunciar que daria um baile, que duraria três dias e que o príncipe escolheria sua futura esposa. As duas irmãs foram convidadas e imediatamente chamaram a gata borralheira para pentear os seus cabelos, ela se esforçou muito e as arrumou o melhor que podia enquanto elas não paravam de debochar.

Enfim o grande dia chegou e elas partiram, e cinderela seguiu-as com os olhos até onde pôde. Quando sumiram de vista, começou a chorar.

As irmãs ao sair para ir ao baile deram uma bacia de lentilhas, para que quando voltassem do baile estivessem selecionadas, e se não tivessem certinho teria o castigo. Com isso partiram e a menina ficou parada junto a porta até perde-las de vista. E depois voltou triste para cozinha para fazer o serviço.

Enquanto chorava sua madrinha que era fada veio para lhe ajudar. Ela pediu algumas coisas para cinderela que atendeu prontamente pois queria muito ir ao baile. Sua madrinha realizou todos os desejos e cinderela foi para o baile deslumbrante mais sua madrinha havia lhe avisado que teria que vir embora antes da meia noite pois o desejo se romperia.

Assim que começou seu serviço veio duas pombas para lhe ajudar e ai terminar o serviço e a gata borralheira junto com a pombas foram até o pombal para ver o baile.

A gata borralheira arrumou as irmãs por três dias consecutivos e elas deram sempre serviços para ela antes de irem ao baile. E as pombas não falharam nem um dia. E um dia ela foi até a arvorezinha no tumulo de sua mãe para realizar seu desejo de ir ao baile.  A arvore realizou todos os seus desejos e avisou para a gata borralheira que o desejo se romperia a meia noite.

No dia seguinte as duas irmãs foram para o baile e cinderela também, e foi ainda mais magnificante trajada do que a primeira vez. Ela tava se divertindo tanto que esqueceu do conselho de sua madrinha. Assim que ela escutou o soar da primeira badalada da meia noite ela fugiu, célere como uma corça. Deixando um de seus sapatinhos de vidro para trás, no qual o príncipe guardou com todo cuidado.

No terceiro e ultimo dia do baile a gata borralheira dançou e se divertiu tanto que esqueceu da meia noite. E quando ouviu o badalar dos sinos saiu correndo deixando para trás seu sapatinho dourado. O príncipe correu atrás mais não a alcançou.

Poucos dias depois o filho do rei mandou anunciar ao som de trompas que se casaria com aquela cujo pé coubesse exatamente no sapatinho.

Como o sapato ficou para trás o príncipe mandou seus mensageiros avisarem que se casaria com aquela que conseguisse calçar o sapato certinho.

Após provar o sapatinho nas princesas, nas duquesas e na corte inteira levaram para as duas irmãs provarem. Que fizeram de tudo para enfiarem seus pés nele, mais não conseguiram.

Muitas tentaram calçá-lo, mas para todas o sapato tinha ficado pequeno. As irmãs acreditavam que no seus pés ele serviria. Quando o príncipe chegou na casa delas a mãe deu uma faca para que se acaso o sapato  não servisse cortasse um pedaço fora. A mais velha foi provar e cortou um pedaço do calcanhar e o príncipe sem perceber estava indo embora com ela, mas ao chegar no portão as pombas falaram para ele olhar para o sapato que estava todo ensanguentado. O príncipe voltou e a outra irmã provou o sapato cortando um pedaço bem grande do dedão e o príncipe ao ver que serviu já estava indo embora e os pombos repetiram as mesmas palavras e ele ao perceber de novo que o sapato estava ensanguentado voltou para a casa.

Cinderela só observava e reconheceu o sapatinho, e sorrindo quis provar e suas irmãs começaram a debochar. Mas o fidalgo como tinha ordens pediu para cinderela sentar e viu que o sapatinho servia perfeitamente em seu pé.

O príncipe curioso queria saber quem era a outra moça da casa. Mas a mãe não queria mandar chamar, mais o príncipe fez questão de chamar. Gata borralheira se lavou rapidamente e foi para sala provar o sapato. O sapato serviu tão bem que parecia feito sob medida.

O espanto das duas irmãs foi grande. Cinderela tirou do bolso o outro sapatinho e o colocou no pé. Nesse instante veio a madrinha que transformou os trapos de cinderela em novas e magníficas roupas. As irmão perceberam então que era ela a bela jovem do baile e pediram perdão por todos os maus tratos. Cinderela perdoou tudo.

A madastra e as duas irmãs se assustaram e empalecidamente, e o príncipe levou gata borralheira.

Levaram cinderela até o príncipe. E como cinderela era tão boa quanto bela, instalou as duas irmãs no palácio e as casou no mesmo dia com dois grandes senhores da corte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (371.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com