TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As concepções de infância

Por:   •  22/4/2015  •  Dissertação  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 3

As concepções de infância

O texto que segue será apresentado e forma de síntese, o seguinte vem destacar as concepções de infância, estás concepções estão vinculadas a teorias pedagógicas e psicológicas, a sua classificação se define entre natureza infantil, onde define as relações adulto/criança. A criança como adulto em miniatura, onde ela reproduz o cotidiano do adulto. E a criança como sujeito de direitos, um ser sócio cultural.

A primeira concepção apresentada sobre a infância é a natureza infantil, onde ela se subdivide em outras três concepções, a primeira é a criança como vir-a-ser, mostrando que a criança é um sujeito do futuro e não do presente, pois ela se tornará um ser quando atingir sua fase adulta. O segundo a criança como ser contraditório, ou seja, instável do ponto de vista dos adultos que consideram  a infância como tempo contraditório, onde a criança pode ser dependente e independente, perfeita e imperfeita.A terceira da criança como ser inocente, onde ela é pura e inocente, essa concepção nos trás a ideia de que a criança deve estar afastada do mundo, pois ele que a corrompe e a torna impura, nesse sentido o afastamento a tornará pura e inocente.

A concepção de um adulto em miniatura, separa claramente a vida infantil da via adulta, onde a vida infantil reproduz a vida adulta, sendo assim a criança em ser consumidor de seu próprio mercado especifico para a vida infantil, com brinquedos, livros, Tv, alimentos,etc.

A criança como sujeito de direitos é a fase onde ela é concebida como fruto do processo histórico cultural, assim ela é considerada um ser, onde a criança busca o conhecimento no meio cultural desde a infância, na onde se diferencia da concepção de vir-a-ser. Assim a criança sendo considerada como um ser de direitos ela possui seus direitos assegurados como seu poder de imaginação, fantasia e criação, assim a criança possui seus direitos perante a sociedade assegurados desde a infância, sendo eles direitos civis, sociais e culturais.

Contudo podemos ver uma clara evolução nas concepções de infância, pois ela no inicio não tinha sua infância reconhecida, nem era concebida como uma criança, e na evolução pode se ver os direitos da infância assegurados, porém alguns aspectos devem ser melhorados para se ter uma concepção ideal para a infância.


A história do atendimento à infância no Brasil

  • 1° fase: A frase pré- 1930

- Buscar do período colonial à Republica dos anos 1930, oma reconstituição do difícil caminho de reconhecer a criança como um ser autônomo e digno.

- A visão da infância no Brasil colônia era a de que esta precisava ser salva dos maus comportamentos adultos.

- Elaboração quinhentista e europeia dos primeiros modelos ideológicos sobre a criança.

- A Igreja Católica foi a responsável pela disseminação das duas imagens de criança.

- Os jesuítas trouxeram a mentalidade europeia da criança quanto ser gracioso e vulnerável.

- A história da criança brasileira desenvolveu-se em meio ao descaso, à discriminação e ao abandono.

- Primeira forma de atendimento assistencial à infância no Brasil foi a das Câmaras Municipais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com