TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As consequências da alfabetização e do letramento no Brasil

Por:   •  19/4/2015  •  Dissertação  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

As consequências da alfabetização e letramento no Brasil

A desconsideração da alfabetização na qual a autora implica excessivamente e´um dos setores de falhas que ocorre no período da alfabetização. A enfatização dada ao letramento compreende tanto a apropriação de técnicas para a alfabetização quanto o habito de utilização da leitura e da escrita. A autora do livro (Alfabetização e letramento: as muitas facetas), apresenta uma análise favoravél ao processo de alfabetização e letramento causando perspectivas de avanços tanto na prática quanto na teória da prática pedagógica.

É importante que saibamos as diferenças entre a alfabetização e o letramento e da importância de nossos futuros alunos serem alfabetizados de forma que se faça uso da leitura e do raciocínio lógico.

1. A má qualificação dos professores. Eu concordo, pois tendo análisado, um estudo da UNESCO, mapeou os principais desafios da educação no planeta, a crise no aprendizado não é só no Brasil, mas global, para a UNESCO o problema esta direcionado a má qualidade da educação, falta de atrativos nas aulas e de treinamento adequado para os professores. No brasil por exemplo, poucos são os proficionais que estão fazendo algum tipo de curso, para aperfeiçoar sua formação, custeado pelo governo.

É de extrema necessidade que se valorize a profissão do professor, pois acredito que só assim o desempenho dos nossos proficionais irá se refletir na qualidade da educação.

No entanto as dificuldades abrangem as questões de planejamento e abordagem que envolve dentro da sala de aula, são alguns dos problemas que acabam impactando na motivação do professor em seu trabalho. A formação dos professores deveria ser continua, as tais, paradas pedagógicas podem e devem ser mais atrativas com profissionais qualificados para estas questões. Ora se o objetivo das paradas pedagógicas é destinadas ao planejamento, qualificação e formação de funcionários, por que não torná-las mais atrativas e qualificadas com palestras de proficionais direcionadas as tais questões?

Tendo estes dados em mãos, ainda permanece a incógnita, será este um dos problemas na educação?

2. A Falta de recursos materiais dentro das escolas. Concordo que a escassez de recursos didáticos pedagógicos é um dos fatores de preocupação para a nossa educação, não é necessário observar muito longe da nossa realidade, acredito que tenhamos uma escola próximo, na qual é notável o discasso dos dirigentes políticos. Sabendo que 150 nações que foram analizados pela UNESCO apenas 41 entre eles conseguiram atingir a meta de aplicação na área da educação, e o Brasil é infelizmente é um deles, mas a educação básica por aluno em nosso país é de cerca de 5 mil , o que em países ricos esse valor é 3 vezes maior, e ainda assim muitas de nossas escolas públicas sofrem com a falta de recursos de material didático, pode notar de tudo, deste a mais triste realidade onde ainda hoje há lugares deste nosso Brasil que nem escolas existem o que há é recursos. Perante esta situação caótica cada professor reage de uma maneira, alguns buscam no matérial reciclável uma opção para desenvolver atividades educacionais. Por outro lado existem escolas que dispõem dos melhores recursos deste TV, DVD, salas de informática, laboratórios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com