TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e Letramento: A Realidade da Alfabetização no Brasil

Por:   •  18/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

Alfabetização e Letramento: a realidade da alfabetização no Brasil

  1. Falta de Interesse dos professores

Eu continuo concordando com esse primeiro tópico, alguns professores não fazem a distinção entre a teoria e a prática, e quando chegam às salas de aula para alfabetizar não sabem como lidar com a realidade escolar e ficam sem saber o que fazer e muitos acabam partindo para o improviso, isso acontece porque em algumas universidades eles valorizam a teoria e não a prática. Também não adianta a professora seguir uma teoria e não saber colocá-la em prática, isso acaba contribuindo com o aumento do fracasso do aluno.  Percebe-se que o insucesso na alfabetização, ocorre muitas vezes, por causa do despreparo das escolas e dos professores, os professores passaram pela graduação, mais isso não garante qualidade de ensino, e tudo isso piora quando esses professores não aceitam que o ensino está ruim por conseqüência de sua péssima formação.

  1. Falta de Recursos nas escolas

 Eu também continuo concordando com esse tópico mais colocaria ele em terceiro lugar na minha lista, acredito que deveriam investir bem mais na educação do nosso país, já que educação é o principio de tudo e o problema não é falta de dinheiro e sim falta de investimento na educação, aumentar o número de escolas, escolas com tempo integral para os alunos, aumentar o salário dos professores e etc. Vivemos em um mundo onde se diz tão moderno, com tanta tecnologia e as escolas que também são responsáveis por parte desse desenvolvimento, como fica? Salas de aula sujas, com vidros quebrados, portas que não fecham, ventiladores quando tem estão quebrados, salas de aula sem lixeira, banheiros com mal cheiro e etc. Tudo isso dificulta o ensino dos professores e a aprendizagem dos alunos.

  1. Falta de interesse do governo, em que todos tenham conhecimento e sabedoria

O governo não quer uma população inteligente e sim uma população burra para aceitar pacificamente a própria situação.

Mais como eu coloquei a falta de recursos nas escolas em terceiro lugar, eu colocaria esse tópico em quarto lugar e em segundo eu colocaria a Desigualdade Social.

Eu acredito que a família e o ambiente em que vive a criança influência muito para o seu desenvolvimento. Se a criança vivência seus familiares sempre lendo revistas, jornais, livros ou escrevendo a criança vai ter curiosidade e isso vai ajudar muito no seu processo de alfabetização, e ele já vai para a escola para aprender o que é essencial.  Agora uma criança que tem os pais analfabetos ou com um conhecimento de poucas palavras não vai ter estímulo nenhum em casa para o seu desenvolvimento de alfabetização, para algumas pessoas que vivem assim escrever igual a escola manda é desnecessário. A criança de classe menos favorecida na maioria das vezes nem tem o que comer dentro de casa, não tem um lugar adequado para estudar, não tem nenhum estímulo dentro de casa, tudo isso dificulta mais o seu aprendizado, e a professora com todo o seu conhecimento juntamente com a escola devem utilizar vários métodos para que facilite a aprendizagem dessas crianças, mais para isso a professora deve conhecer bem o seu ano e identificar as suas dificuldades para trabalhar em cima disso e ajudá-lo da melhor maneira possível, muitas vezes o modo de falar, utilizar uma linguagem mais simples já ajuda bastante. Se cada um fizer a sua e se o governo começar a olhar mais para o lado da educação, acredito que podemos melhorar e muito com a educação do nosso país, para podemos também melhorar o futuro das nossas crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (369.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com