TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As teorias

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Partindo da analise do livro Educação como Pratica da Liberdade de Paulo freire, Pernambucano nascido em 1921 na cidade de Recife era formado em direito, político, considerado um Pedagogo da atualidade e muito respeitado, onde ele explica que “O Homem no mundo e com o mundo, cultura e natureza” o autor diz e deixa bem claro que o homem questiona algo da cultura ou natureza que ele investiga e busca meios de intercalar em novas relações, tentando descobrir um caminho que será percorrido através de novas descobertas relacionadas por meio da educação, cultura e natureza.

“através do debate desta situação, em que se discute o homem com um ser de relações, se chega à distinção entre os dois mundos o da cultura e o da natureza. Percebe-se a posição normal do homem como um ser no mundo e com o mundo.”(Paulo Freire)

Segundo Freire o “homem fez o poço porque teve necessidade de água, submetendo-o pelo trabalho, a um processo de transformação, trata-se da extração da natureza através do trabalho do homem.” Assim o homem torna-se cada vez mais capaz no seu mundo natural, o mundo que lhe foi dado e não construído.

Percebe-se através desta situação que o homem vive entre esses dois mundos, somos livres, dependente de nós mesmo, de esforços do próprio trabalho que nos transforma no mundo em que vivemos. Então o homem intervém de maneira humanizada produzindo a segunda dimensão em que vivemos a cultura. Podemos perceber então que, o homem é um ser em constante transformação, assim diz Meszáros “Que a educação não é qualificar para o mercado, mas para vida.”(MESZÁROS,2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com