TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade da disciplina Ética e Direitos Humanos

Por:   •  25/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade da disciplina Ética e Direitos Humanos

Professor: Marcio Roberto

Aluno: Francisco Wlaudy

QUAL É A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E DIREITOS HUMANOS E POR QUE A PRIMEIRA PODE EVITAR "QUE TUDO VÁ DE MAL EM PIOR"?

        Como é citado no início do texto, “A Função da Ética é Eclética”. Mas o que é Eclética?

        De acordo com o dicionário, ser eclético é assumir ou escolher o que se torna melhor pra ambos em todos os âmbitos ou em manifestações de pensamentos.

        A partir desse contexto, podemos fazer uma comparação da relação entre ética e direitos humanos. Como mostrado no vídeo, todos temos direitos, independente da sua crença, raça, opção sexual etc., ou seja, ser eclético nesse quesito, é concordar que realmente todos são detentores dos direitos humanos, sem qualquer distinção.

        No Título II, Capitulo II da nossa Constituição, existe um rol exemplificativo dos direitos e garantias fundamentais, onde em sem artigo 6° fala:

Art São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

        Mas onde entra a Ética nisso?

        Para que todos os direitos sejam realmente respeitados, o cidadão precisa ser ético e além de tudo, saber que não possui só direitos, mas pra que seus direitos sejam conferidos, ele também precisa cumprir seus deveres, ou seja, em muitos casos, os direitos não são respeitados, onde a pessoa age de uma forma antiética, achando que apenas a sua pessoa possui direitos, sem saber que tanto ela, quantos os outros, possuem os mesmos direitos. Nesse caso, também entra a questão da individualidade e do egoísmo, e por conta disso, inúmeros direitos deixam de ser respeitados por uma questão de ética, onde ainda perdura em não existir em muitos indivíduos.  

        Enquanto a ética não fizer parte do caráter e da personalidade de algumas pessoas, realmente ficará difícil para que os nossos direitos sejam respeitados e que tudo não vá de mal a pior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com