TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva Ludicidade

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Discursiva, da Disciplina Literatura Infanto-juvenil, ambiente AVA.

Sendo um professor de ensino para alunos de 5º ano, ensino fundamental I, da rede municipal, o objetivo principal seria levar em consideração a transição que esses alunos estão passando, mudanças, tais como, a puberdade, pois estão deixando de serem crianças, estão entrando na fase da pré-adolescência, e o início de cada ano letivo traz expectativas na vida escolar dos alunos, portanto é importante considerar algumas características particulares para esta faixa etária, idade e intimidade com o ambiente escolar e com a leitura.

Saber quem são meus alunos é essencial, trazendo como desenvolvimento um bom Plano de Aula no qual estará contido, iniciar em sala de aula roda de conversas, permitindo a apresentação do grupo, e o estabelecimento de vínculos, fazendo a sondagem de meus alunos, compreendendo quem é, onde estão inseridos, quais níveis de conhecimento possuem, se possuem acesso à leitura e quais preferências literárias.

Desta forma poderia utilizar a seleção literária a ser seguida, para despertar seus interesses, sabendo qual ponto de partida á seguir.

Poderia utilizar como critério diversas obras, tais como;

- HQ’s mesmo que haja certos preconceitos que sofrem no âmbito escolar, possuem vários tipos de gêneros textuais, cultivo de escrita e leitura e de fácil acesso.

- A condição literária do texto é importante, isto é: uma ligação bem estruturada (entreter-se, imprevista, cheia de suspense,); personagens interessantes e linguagem bem estabelecida, oposta daquela que se fala no dia a dia, uma linguagem clara, mas que ajude a formação do aluno, fazendo-o buscar sempre mais informações, instigando os alunos a serem pesquisadores, e autônomos de suas próprias buscas pelo conhecimento, sendo o professor mediador delas.

- Trazer gêneros variados, e propor a leitura pelo aluno, comentá-la a seguir, fazendo discursões a respeito.

- Respeitar sempre a faixa etária de cada aluno, já mencionado acima, para respeitar seu grau de conhecimento e assunto a ser abordado.

- Organizar trocas de livros e acervos literários dos próprios alunos, propondo a socialização, seria uma boa estratégia para a comunicação entre os mesmos, e além do mais por se tratar de uma rede pública de ensino, pode não haver tantos livros interessantes e em boas condições para uso.

De acordo com DCNS que são obrigatórios, e os PCNS que servem como apoio ao educando, os PCNS mencionam, a formação de “Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum” se enquadraria na questão da literatura, tais conceitos.

Propondo uma leitura prazerosa aos alunos, já que é função da escola desenvolver á prática de leitura e individuo em todas as suas interconexões, objetivos de ensino e de aprendizagem e perspectivas de aprendizagem, além da proposta de ensino da escola.

Sendo assim, cabe à escola fazer a conexão de texto e leitor, promovendo o desenvolvimento da habilidade do aluno entre a leitura e escrita, desfazer se possível, esse fracasso que há nas interpretações de texto e escrita dos alunos, como mostram as estatísticas brasileiras.

Espero que esteja dentro da proposta da Discursiva, o texto mencionado acima, já que propõem uma ampliação de conhecimentos e habilidades, a serem elaborados no ensino aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com