TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Portfólio Mito Grego

Por:   •  2/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO EDUCACIONAL CLARETIANO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

GABRIEL MOREIRA DOS SANTOS SILVA – 8068079

PORTFÓLIO

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

RORAINÓPOLIS

2022

ATIVIDADE PORTFÓLIO

  1. MITO ESCOLHIDO:

Atalanta;

  1. UM BREVE RESUMO DO MITO

Atalanta era filha do rei, e era princesa de Arcádia, foi abandonada para morrer no alto de uma montanha, pelo seu pai. O motivo pelo qual levou o pai de Atalanta a abandoná-la foi porque ele desejava ter um filho, e como o seu desejo não se concretizou, desejou a morte da filha.

Segundo a mitologia, o bebê sobreviveu graças a uma Ursa, que a amantou e deu os cuidados necessários, e dias depois foi encontrada por diversos caçadores que caçavam naquela região. Atalanta tornou-se heroína quando lutou bravamente contra um javali enviado para destruir as terras.

Anos depois, o pai Atalanta descobriu a identidade e feitos por sua filha, o que o levou a desejar que ela se casasse, e ela por sua vez, jurou que se casaria com o homem que a vencesse numa corrida, a qual a penalidade para o perdedor era a morte. Atalante perdeu a corrida, porque o seu oponente pediu ajuda da deusa Afrodite, e ela cumpriu sua palavra e casou-se com o ganhador, e desse casamento tiveram um filho.

Atalanta e seu marido foram castigados por Zeus, e transformados em leões. Esse castigo ocorreu porque ela havia usado um dos templos de Zeus para ter relações sexuais com os eu esposo.

  1. RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE O MITO E OS PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA EDUCAÇÃO HOMÉRICA:

Atalanta serviu de inspiração para muitos homens, pois ao lutar bravamente contra o javali, ela conseguiu o respeito e admiração do seu pai, que a aceitou como filha e fazendo com que muitos homens arriscassem sua vida na corrida para tê-la como esposa. A educação homérica possibilitou que os heróis servissem de modelo de conduta, portanto a educação homérica usava as histórias de heróis como fonte de modelo para os homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com