TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mitos Gregos e a psicologia

Por:   •  18/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do Mito de Narciso

Assim que Narciso nasceu, um profeta revelou a seus pais que ele viveria uma vida longaesaudáveldesdeque,nãoconhecesseasimesmo.Comopassardotempo Narciso cresceu, sempre uma criança e jovem de grande beleza, aos 16 anos já tinha atraído um grande número de pessoas pela sua aparência. Porém, ele recusava a todos, julgando que não eram atraentes o bastante para ele, pois apesar de nunca ter visto seu reflexo ele sabia de sua beleza, afinal cresceu ouvindo sobre ela.

Neste momento a história de Narciso se mistura com a de Eco. Eco era uma ninfa que foi amaldiçoada pela rainha Hera por tê-la enganado, distraindo-a com histórias para que as outras ninfas escapassem despercebidas de seusencontroscom seu marido Zeus. Quando Hera percebeu o queestavasepassandoelacondenouEco dizendo que, a partir daquele momento ela só poderia falar quando fosse repetir oque tinha sido dito por outros a ela.

Um dia Narciso saiu para caçar com alguns amigoseacabouseperdendo.Sem que ele soubesse estava sendo seguido por Eco, que como tantos outros, também tinha se apaixonado por sua beleza. Querendo chamar sua atenção, mas sem poder falar, Eco faz alguns barulhos.Narcisoouveeperguntou"quemestáaqui?"aoqueEco responde "aqui", Eles acabam se encontrando e Eco, apaixonada, se joga em um abraço em cima de Narciso, que a rejeita com raiva e segueseucaminho,jurandoque nunca secontentariacomela.Ecodesiludida,vagapelaflorestaseesvaindodetristeza até que tudo que restadelaésuavoz.Narcisoretornaàsuacasaeemnadamudasua atitude.

Aminias foi a pessoa que mais persistiu em tentar conquistar Narciso. Quando Narciso o rejeitou ele se matou com uma espada na frente da casa de Narciso. Ao morrer ele fez um apelo de vingança aos Deuses contra Narciso. Nêmesis a deusa da vingança ouviu o pedido de Aminias fazendo com que acontecesse o seguinte: depois de outro longo dia de caminhada, Narciso abaixou-se perto de um lago para matar a sede. A água deste lago estava completamente parada e límpida sendo que ao olhar

2

para ela sua imagem foi refletida como num espelho. Narciso, não conhecendo sua aparência se apaixonou pelo próprio reflexo. Ele ficou horas se admirando, conversando consigo mesmo. Quando tentou beijar o reflexo, tocando na água a imagem desapareceu. E ele pela primeira vez entendeu o sentimento de amar e não ser amadoemretorno.Narciso,encantado,ficaadmirandoasuaimagempertodolago, e vai definhando até morrer. Outras traduções dizem que ele mergulha no lago à procura do reflexo e morre afogado. Quando as Ninfas vão buscar seu corpo para realizarem o funeral tudo que encontram é uma flor muito bonita, até hoje conhecida como Narciso.

Moral do mito de Narciso

Esta história é em primeiro lugarsobreabelezafísicaeopoderqueelapodeter sobre nós. O mito de Narciso nos ensinaatercuidadocomavaidadeemexcessooua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com