TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade sobre O mito da Caverna de Platão

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  3.132 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE DIA 22/11/2017

Antonio Emanuel da Silva Maciel

  1. O mundo ilusório das aparências em que podemos estar aprisionados.
  1. É aquele que vai além do pensamento comum, criticando e questionando a sua realidade.
  1. O conhecimento. Enquanto na caverna, limitado pelas barreiras impostas pela situação. Quando fora da caverna, com capacidade expansiva.
  1. É a realidade que conhecemos, que nos mantem na zona de conforto, impedindo a busca pelas novas ideias e pensamentos.
  1. As pessoas que ficam presas a ideias pré-estabelecidas e não buscam um sentido racional para determinadas coisas, evitando a “dificuldade” do pensar e refletir, preferindo contentar-se apenas com as informações que lhe foram oferecidas por outras pessoas.
  1. Após viver com um mínimo de iluminação por um longo período de tempo, é normal haver uma certa confusão visual após uma nova luz lhe ser apresentada. Da mesma forma, quando nos deparamos com realidades ou verdades diferentes das que já estamos habituados, podemos chagar a um momento de confusão intelectual, até assimilarmos os novos fatos recém conhecidos.

7.

O homem no interior da caverna

O homem no exterior da caverna

Os homens que estão no interior da caverna pensam que o que veem e vivem é a única realidade. No entanto, eles veem apenas suas próprias sombras. Pensam assim porque não conhecem outro mundo que estava ao seu redor, pronto para ser descoberto.

O indivíduo que consegue se libertar das correntes e vivenciar o mundo exterior é aquele que vai além do pensamento comum, criticando e questionando a sua realidade.

  1. Mundo visível é aquele em que a maioria da humanidade está presa, condicionada pela penumbra da caverna, crendo, iludida, que as sombras são a realidade. É o império dos sentidos, captado pelo olhar e dominado pela subjetividade. O território do homem comum, preso às coisas do cotidiano.

  1. Mundo Inteligível é atributo de alguns poucos. Os que conseguem superar a ignorância em que nasceram e, rompendo com os ferros que os prendiam ao subterrâneo, ergueram-se para a esfera da luz em busca das essências maiores do bem e do belo. É o reino da inteligência percebido pela razão. É a seara do homem sábio que se volta para a objetividade, descortinando um universo diante de si.
  1. O medo do novo é uma característica visível tanto nos homens de dentro da caverna quanto em nós nos dias de hoje. Em muitas ocasiões, permanecemos presos a um determinado conceito que nos foi incutido desde a infância, por simples capricho ou receio de viver algo novo, perdendo assim a oportunidade de vislumbrar uma luz bem maior que que a que existe dentro da nossa van concepção.
  1. Não. O fato de viver presos a um mundo escuro e com suas limitações não é em si o problema, mas sim o fato de conhecer a existência de um novo mundo, cheio de novas perspectivas informações, e ainda assim não buscar entender o porquê de tudo isso e assimilar o novo.
  1. Pelo simples fato de que aquilo que eles veem é tudo o que conhecem, e para eles é a única verdade que importa. Para evitar que suas ideias atraíssem outras pessoas para os perigos da insanidade, os prisioneiros mataram o fugitivo. Existe o medo do que poderia acontecer se eles, caso eles saíssem da caverna, então o melhor é erradicar a possibilidade de outro deles sair também caverna. O pouco conhecimento é a chave para manter os demais sob os cuidados daqueles que podem deter um pouco mais de conhecimento.
  1. O princípio do pensamento da filosofia diz que "o filósofo só sabe que nada sabe", O pensamento Filosófico vai além daquilo que é, para propor como poderia ser. E, portanto, indispensável para a vida de todos nós, que desejamos ser seres humanos completos, cidadãos livres e responsáveis por nossas escolhas.

O senso comum é o conhecimento que recebemos de uma geração para outra, e que nasce do esforço que os seres humanos fazem normalmente para resolver os problemas práticos e imediatos que surgem no dia a dia. A diferença é que o senso comum tem base empírica, está pronto, é prático, é a solução para resolver problemas já conhecidos enquanto que o pensamento filosófico questiona sempre, a filosofia não é a mera opinião ou gostos pessoais.

  1. O filosofo busca entender o porquê das coisas que lhe são apresentadas. Ele carece de respostas mais especificas par satisfazer as suas indagações. O indivíduo não especialista tende a aceitar os fatos com maior facilidade e sem o prévio questionamento.


  1. A Filosofia e a Educação caminham juntas. É um elo que vive desde a antiguidade com Sócrates. O Homem sempre buscou o melhor para si e para a realidade. Nesta busca, a sabedoria, o pensamento foi útil. Já que aluno vive numa realidade de pensamento, a Filosofia é indispensável para sua busca. A Filosofia leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual.

http://www.artigos.com/artigos-academicos/5400-a-importancia-da- filosofia-para-a-educacao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com