TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

                       Alessandra Gimenes da Costa Freitas - RA: 2865976468

 Leticia Gimenes Zorzan - RA: 7535614948

                        Maria Adriana Xavier Monteiro da Silva – RA: 7452672802

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação da Tutora Presencial Sandra Mara Freitas de Moraes.

Polo/FAC 3

Maio/2015


                 zo_______________________________________________________2

2-Resenha do texto: Aprendendo com Projetos____________________________3

3- Síntese: O Conceito de Projeto Educativo e sua Relevância em Educação ____4

4 -Filmes__________________________________________________________7

5 -Projetos: Meu Amigo______________________________________________10

6-Tabela__________________________________________________________ 11

7- Procedimentos de Avaliação________________________________________ 12

8- Conclusão_______________________________________________________13

9- Referências Bibliográficas __________________________________________14

A Importância da Arte do despertar dos sentimentos

Entendemos que toda expressão artística, seja ela através da dança, da música, representação teatral, arquitetura, moda, pintura, entre outros... É uma forma de expressar por meio da arte, sentimentos, emoção e transmitir uma mensagem de reflexão á partir de diferentes histórias e diferentes períodos.

A Paisagem na Arte: 1690- 1998, demonstrada através da exposição de trabalhos de artistas britânicos da coleção Tate na Pinacoteca em São Paulo.

A mostra de artes representadas por pinturas em tela, nos leva a uma visão fascinante do desenvolvimento histórico da Grã Bretanha ao longo de três séculos.

Através da exposição é possível estabelecer uma conexão com os temas transversais, uma vez que a arte destacada através a história cultural de um país representada em diferentes fases.

[pic 1]

Através da obra de Ribera, em visita on line ao museu Del Prado, o autor representa através de sua arte a pintura em tela, que mostra com riqueza de detalhes o sonho do patriarca Jacó, que aparece dormindo apoiado em seu braço esquerdo.

O quadro do autor, relembra uma das passagens mais importantes da Bíblia descrita no livro de Genesis. Através desta obra de arte é possível  se trabalhar diferentes contextos, visto que a história de Jacó é regada por momentos, onde  Jacó tenta sempre obter vantagens sobre seus familiares.

O significado do nome de Jacó quer dizer “trapaceiro”. Nome dado, ao sair do ventre de sua mãe segurando o calcanhar do irmão. E assim foi toda vida de Jacó, até que ele trocou com seu irmão uma sopa de lentilhas pelo direito de ser o filho mais velho e receber a herança (Gn 25.34). Também foi assim que ele enganou o pai para obter uma benção (Gn 27.35). Foi assim que Jacó saiu de casa após ser jurado de morte pelo próprio irmão e foi parar neste lugar, onde dormiu e teve um sonho.

Neste sonho, Deus lhe fez promessas, ainda que Jacó fosse uma pessoa cujo caráter necessitasse de uma transformação, isso mostra que o chamado de Deus é algo novo e transformador.

Através desta obra de arte, expressada por Ribera, é possível despertar sentimentos e se trabalhar o conceito com as crianças sobre o que é certo ou errado, trabalhar a religiosidade ensinando que a bíblia é única e sua linguagem se estende a diferentes religiões. Compreendendo que todas devem ser respeitadas, trabalhar a oralidade e apreciação das obras de artes, pois toda obra de arte tem um significado que muitas vezes, pode relatar um momento como a figura de um homem dormindo no chão embaixo de uma árvore. Mas, por trás desta representação artística existe uma história capaz de despertar sentimentos e emoções sendo uma importante oportunidade para interiorizar valores e para refletir.

[pic 2]

A Importância da Apreciação Artística no Desenvolvimento Infantil.  

A arte é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança.

Sabemos que algumas crianças já nascem com talento inato para artes. Ou seja já é algo interiorizado na criança, que faz com que a mesma já tenha uma certa aptidão. Isso não quer dizer que a arte não deva ser trabalhada com crianças que possuem certa dificuldade, como portadores de algum tipo de deficiência ou alunos que apresentem falta de interesse.

 É de suma importância que o professor tenha um olhar analítico, capaz de identificar essa dificuldade e criar mecanismos que viabilizem as atividades de forma que seja algo interessante, e possa envolver todos os alunos.  As crianças que apresentam maior dificuldade, necessitam de mais estímulos para alcançar os objetivos propostos e desenvolver habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (217.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com