TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.685 Palavras (23 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

CARLA AP. CARNEIRO MARQUES – RA 7376575486

CRISTIANA SANTOS – RA 7536613823

LUCIMEIRE AP. S. CARRARO – RA 7705628161

MARAIZA CRESSEMBINI PAVANI – RA 7376563675

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação da tutora à distância Gilze T. Lazzari Pedrosa.

SANTO ANDRÉ

2015

Sumário  

  

  1. INTRODUÇÃO .............................................................................................. 3
  2. FUNÇÃO DO PROJETO ............................................................................... 4  

2.1        A INVENÇÃO DA INFÂNCIA ......................................................................... 5

  1. ETAPAS DO PROJETO E SUA FINALIDADE .............................................. 8

3.1        IMPORTÂNCIA DA TRANSDISCIPLINARIDADE NO PROJETO ................ 9

3.2         TRÊS “R” DA SUSTENTABILIDADE PROTEGENDO O MEIO AMBIENTE  10

3.3        PROJETOS TRANSDISCIPLINARES BEM SUCEDIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA ................................................................................................................... 11

4.        PROJETO E MEIO AMBIENTE – BRINCANDO, CRIANDO E

REUTILIZANDO....................................................................................................... 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................... 19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................................ 20

Introdução  

  

Este trabalho visa o conhecimento sobre a aprendizagem baseada em

projetos educativos e suas estruturas dentro do contexto pedido. Ao optar pela realização de projetos é necessário apresentar uma proposta clara e se perguntar por que é importante realizá-lo, a equipe deve se questionar se vale a pena e quem irá se beneficiar com o mesmo direta ou indiretamente detalhando assim os vários segmentos e concentrando a atenção nos alunos que são razão de ser da escola.  

Ao elaborar um projeto, deve-se considerar como o mesmo irá se

relacionar com a  proposta pedagógica da escola. Tanto na fase de elaboração como nas fases de execução e avaliação, o projeto deve levar a escola a refletir sobre sua proposta pedagógica e buscar formas de aperfeiçoá-la.  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

2. FUNÇÃO DO PROJETO  

  

A função do projeto é a de tornar a aprendizagem ativa, interessante, significativa,  

real e atrativa para o aluno, englobando a educação em um plano de trabalho agradável, sem impor os conteúdos de forma autoritária. Assim, o aluno busca e consegue informações, lê, conversa, faz investigações, formula hipóteses, anota dados, calcula, reúne o necessário para a solução dos conflitos cognitivos e, por fim, converte para a construção e ampliação de novas estruturas de pensamento. No processo de inovação curricular, do qual o trabalho por projetos é apenas uma parte, há que se romper com a concepção de neutralidade dos conteúdos escolares, que passam a ganhar significados diversos dos alunos. O acervo de conhecimentos transmitidos, na classe, durante as fases de um projeto, supera em muito os conhecimentos que poderiam ser adquiridos em aulas expositivas e outras atividades, uma vez que os alunos buscam os conhecimentos por necessidade e interesses, como meio e não como fim. Essa função é importante na elaboração do projeto, porque a escola deve colaborar para tornar a aprendizagem significativa para o aluno.   

Segundo César Cool, projeto é uma metodologia de trabalho que visa organizar os  

alunos em torno de objetivos previamente definidos coletivamente, por alunos e educadores; apresenta um conjunto de procedimentos metodológicos de média ou longa duração, com tarefas que atendem a um progressivo envolvimento individual e social do aluno nas atividades empreendidas voluntariamente, por ele e pelos colegas sob a coordenação do educador. Portanto, um projeto situa-se como uma proposta de investigação pedagógica que dá à atividade de aprender um sentido novo; permite ao aluno viver experiências positivas de confrontos com os colegas, de decidir e comprometer-se pela escolha, de projetar-se no tempo, mediante o planejamento de suas ações e de seus aprendizados como agente na construção do seu próprio conhecimento, quando as necessidades de aprendizagem afloram na tentativa de resolver situações problemáticas reais e diversificadas. Afirma Souza, que este é um trabalho comprometido com a transformação da instituição de ensino que auxilia na superação do fracasso escolar, pois acreditam na possibilidade de sucesso de todos os alunos. É um processo que leva a turma a organizar-se, a estabelecer as regras de convivência e de funcionamento, a gerir seu espaço, seu tempo, a construir saberes e competências com prazer e significado. Favorece, assim, a construção da autonomia e da autodisciplina por meio de situações criadas em sala de aula para reflexão, discussão, tomada de decisão, observância de combinados, críticas e avaliação do trabalho em andamento, proporcionando ao aluno a oportunidade de se comprometer com os problemas sociais, tornando-o sujeito ativo e atuante em seu contexto. É muito difícil que o aluno, de um momento para o outro, comece a ter iniciativa e autonomia, sem que anteriormente tenha passado pela experiência de decidir, escolher, opinar, dizer o que pensa e sente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (300.4 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com