TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Pratica na Educação Infantil

Por:   •  21/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] 

Nome Completo: Caroline Pereira Beza

RGM:

Instituição: Cruzeiro do Sul

Data: 13/11/2021

Curso: Pedagogia

Disciplina: Estagio curricular supervisionado em educação infantil

Qual o sentido ou significado de gestão democrática na escola?

A gestão de uma escola, por mais bem intencionada eficiente que seja, não consegue, e também não é seu papel, estar dentro de uma sala de aula todos os dias acompanhando a rotina dos estudantes, e o que isso significa? Que a gestão não consegue estar a par de tudo que acontece com seus alunos, de suas dificuldades, problemas e questões, a não ser que abra espaço de fala pra professores. É por isso que para que para uma gestão escolar seja eficiente, precisamos que os professores sejam ouvidos, pois eles são os mais aptos a falar por seus alunos e também incentivar seus alunos a se comunicarem, promovendo assim uma comunicação aberta, propiciando o desenvolvimento integral da criança.

Em uma escola o maior prejudicado quando uma gestão se fecha para sugestões ou questões pertinentes são os alunos. E mesmo que os professores procurem estar atentos e abertos a resolver conflitos e problemas em sala de aula, não tem autonomia para interferir em algumas questões, que são pertinentes a gestão escolar. É muito comum em algumas escolas, os alunos temerem os diretores ou coordenadores, pois estes são envolvidos somente em questões disciplinares, onde o aluno pode sofrer consequências serias por ações que talvez não tenha a oportunidade de explicar, pois não será ouvido.

Na gestão democrática os alunos devem ser convidados a participarem da gestão escolar, com suas ideais, problemas, sugestões, para atuarem de forma positiva na resolução de conflitos, na argumentação, interpretação. Por meio de votações para o grêmio estudantil, bem como a gestão é possível evidenciar a satisfação da comunidade escolar de um ano para o outro também. A gestão democrática é sobre incluir, incluir os professores, para que então os alunos possam ser incluídos, no seu processo de aprendizagem, de avaliação, e capacitação para vida. Somente assim é possível oferecer uma formação de qualidade, onde todos possam se sentir acolhidos, capazes e cidadãos prontos para o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com