TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades práticas para educação infantil

Por:   •  8/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  12.108 Palavras (49 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 49

INTRODUÇÃO

        Sabemos que na sociedade de hoje muitos não recebem uma educação escolar de qualidade e que os problemas causadores de tal situação perpassam pelas diversas áreas da vida de um cidadão.

        São muitos os jovens e adultos que não conseguem adentrar o ensino superior, muitas vezes nem terminar o segundo grau. Sabemos que são vários os fatores que contribuem para uma formação incompleta, como por exemplo, o fato de não receber no processo de aprendizagem um conhecimento tal como se é exigido para que se ingresse em um curso superior em instituição pública, o que dificulta, pois são as mesmas pessoas que muitas das vezes não tem condições de custear seus estudos em ensino privado.

        Os dados do Censo da Educação Superior, divulgadas pelo MEC em setembro de 2014, nos mostram que entre 2012 e 2013 caiu em 5% o número de concluintes de graduação no Brasil. Em 2013, 991.010 alunos concluíram seus cursos enquanto que no ano anterior 1.050.413 alunos concluíram com sucesso suas graduações. Entre os concluintes 23%, o que totaliza 229.278, pertenciam a escola pública e o restante, no caso 77%, que somam um total de 761.732, de escolas privadas.

Os graus acadêmicos com maiores quedas nos índices foram: bacharelado com 7,2%, correspondente a 42 mil pessoas a menos e a licenciatura com 11,1%, correspondente a 22 mil graduandos a menos no período. Diferente dos cursos tecnológicos que apresentaram leves crescimentos chegando a 194.962 concluintes, com evolução de 3% em relação a 2012 onde se chagava a um número de 5.927.

Em 2012 o número de formandos de instituições privadas recuou 6,7% e nas redes públicas 3,6%. O professor João Cardoso Palma Filho (UNESP) conta com duas hipóteses para tais números, a primeira é que os alunos estão demorando mais para se formar e não entram nos números de concluintes e a segunda é de que estão com dificuldades financeiras para continuar os estudos, seria o caso dos alunos de redes privadas.

Segunda Palma Filho, que além de docente é membro da comissão de avaliação do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) no MEC e também participante do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, para compreender melhor os fatores que permeiam essa queda no número de concluintes é preciso comparar os dados do Censo com informações relacionadas à evasão universitária, ao índice de repetência e aos dados econômicos do aluno.

Dentre os graduandos matriculados se encontram em aulas presenciais e a distância. Em 2013 81% dos alunos optaram por cursos presenciais e 19% por cursos à distância, apesar da grande diferença a segunda opção registrou crescimento de 15,7% no volume de matrículas de graduação em relação a 2012, com um total de 1.153.572 inscrições.

Todos esses números além de nos apresentar a real situação em que se encontra o nível superior no Brasil também nos remete a pensar sobre as suas causas, será a evasão escolar um dos fatores? E se for, porque acontece a evasão escolar? Acredito que essas e outras questões devem ser levantadas para uma real e única conclusão em relação à queda de alunos que chegam até o final em sua formação superior.

Logo, para mudança de quadro da situação em questão seria necessário um estudo e pesquisas para que fossem levantados dados que nos levassem a entender os motivos mais frequentes para que muitos cidadãos não consigam chegar até o ensino superior e, a partir desse levantamento tentar chegar a uma conclusão de como a divulgação desses programas socioeducativos poderiam se tornar mais efetivos.

        

        

CAPÍTULO 1 - DO PROJETO

1.1.        DELIMITAÇÃO

A presente pesquisa será realizada em um órgão da prefeitura, a ESPI (Escola de Serviço Público Municipal) sugerindo que sejam analisadas as questões referentes ao processo de inclusão no programa bolsa universidade, tal como seus critérios para aprovação na intenção de analisar as causas de uma formação incompleta e de que forma o programa poderia tornar-se mais efetivo. Utiliza-se como espaço de pesquisa, as salas onde ocorrem os processos de inscrição e matrículas, o protocolo geral, o gabinete da diretora geral, salas de aula de alunos bolsistas do programa em suas respectivas instituições na intenção de coletar o ponto de vista de cada uma das partes envolvidas neste processo no caso seriam os bolsistas, professores e diretores de departamento e diretora geral para a reunião de dados que dará através de documentos, como por exemplo, regimento e as leis institucionais.

1.2.        JUSTIFICATIVA        

No contexto social podemos dizer que o Programa Bolsa Universidade é de suma importância, uma vez que auxilia aquele que busca uma maneira de prosseguir em seus estudos. É interessante e necessário que mais divulgações ocorram de modo que o programa esteja ao alcance daqueles que são seus alvos e venha agir de forma efetiva na vida de cada um deles.

Desde sua criação, em julho de 2009, já foram 30.162 estudantes beneficiados até 2013, ano em que a ESPI lançou edital com 10.064 vagas com um total de 38 mil inscritos. Esses dados são importantes para que os estudantes sejam incentivados a se inscreverem no Programa e finalmente concluírem seus estudos.

É primordial enfatizar a importância de se trazer o Programa Bolsa Universidade como uma opção para quem deseja adentrar uma Instituição de Nível Superior, uma vez que diferente de muitos programas de incentivo ao ensino superior o PBU (Programa Bolsa Universidade) não obriga o estudante a devolver a quantia investida em seu aprendizado, e sim, prestar ao Município uma contrapartida.

O Programa Bolsa Universidade nos apresenta, além da proposta de bolsa de estudo de nível superior, também ações que auxiliam no desenvolvimento da cidade, no combate de desigualdade social, por exemplo, já se tornou forte componente, conferindo a especialização educacional daqueles de baixa renda e, consequentemente, a possibilidade de inclusão de profissionais qualificados no mercado de trabalho atual. É extremamente relevante conscientizar os participantes, candidatos e toda sociedade de que o Programa vem muito mais além do que apenas oferecer as bolsas de estudos e que por isso é interessante que ao ingressar em uma instituição, por meio deste, tenha disponibilidade para auxiliar o município em suas ações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.7 Kb)   pdf (295.5 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com