TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade – Texto Individual acerca de: Pedagogia do Parangolé (SILVA, 2003)

Por:   •  1/5/2020  •  Resenha  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade – Texto Individual acerca de: Pedagogia do Parangolé (SILVA, 2003)

Os métodos de formação para professores são considerados clássicos e tradicionalmente estamos acostumados com a pedagogia da transmissão, ou como conceitua Paulo Freire, educação bancária. Esta prática de transmissão para memorização é perpetuada a vários anos.

Em uma sociedade em que tudo se torna obsoleto a quase todo momento, como podemos acompanhar essa construção ou reconstrução do conhecimento? Buscando acompanhar a revolução digital que surgiu com a globalização, os professores precisam inovar os métodos de ensino com a utilização de novas tecnologias, transformando a escola em um ambiente significativo, onde a construção do conhecimento seja útil em seu cotidiano.

Precisamos desenvolver nos docentes uma atitude comunicacional, pois ele é um comunicador, permitindo a criação de uma sala de aula interativa, onde o professor ofereça os referenciais e possibilidades, porém atue como mediador permitindo aos alunos o confronto de ideias e coautoria no processo de aprendizagem. É importante que o professor busque constantemente seu aprimoramento profissional e acompanhe a evolução dos alunos, respeitando as diferenças, pensando e repensando sua prática, para que a prática e a teoria sejam coerentes e capazes de educar em qualquer tempo e ambiente.

Neste contexto, as práticas pedagógicas devem focar na autonomia e reflexão dos educandos, onde eles deixam de ser expectadores e passam a ser construtores do conhecimento, dialogando, problematizando e refletindo os saberes. Essa participação colaborativa dos alunos é interessante pois o ensinar e o aprender, são práticas que caminham juntas e nunca se acabam.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,2017.

SILVA, Marco. Pedagogia do parangolé – novo paradigma em educação presencial e online. Disponível em: <http://www.ensino.eb.br/artigos/parangole.pdf>. Acesso em:20/10/2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com