TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de observação e projeto

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PEOP)

POSTAGEM 1: Atividade 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

VANESSA MARTINS NUNES  

RA:1434095

FRUTAL- MG

2014


A disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto implica na observação de todos ambientes educativos, escolares ou não escolares, existentes em uma raio de 500m da residência, escola ou trabalho.

A área que escolhi foi a de minha casa. Moro em uma pequena cidade do Triângulo Mineiro em Frutal-MG na Rua Pedro Rodrigues da Silveira nº 1335 no bairro Santos Dumont, onde há dois ambientes educativos: uma escola e uma Igreja, que serão descritos nesse documento.

Ambiente Educativo Escolar encontrado:

Escola Estadual Vicente Macedo

Endereço: Quatro de outubro nº 1020 fone: (34) 34218592 - Bairro: Alto Boa Vista.

             Ao observar a Escola Estadual Vicente Macedo, verifiquei que ela funciona nos três períodos (manhã, tarde e noite). Além das atividades curriculares, ela também promove atividades culturais e esportivas.

             No período da manhã é composta por 12 salas de aula, sendo ( 3 delas no 8º anos; 3 nos 9º anos; 3 nos 1º anos do ens. Médio; 2 nos 2º anos ens. Médio e 1 no 3º ano ens. Médio).

             No período da tarde é composta por 9 salas, sendo ( 1 no 3º ano ens. Fund.; 1 no 4º ano ens. Fund.; 1 no 5º ano ens. Fund.; 3 nos 6º anos e 3 nos 7º anos do ens. Fund.).

             No período da noite é composta por 2 salas de aula sendo (1 no 2º ano do ens. Médio e 1 no 3º ano do ens. Médio).

             E conta também com uma sala no período da manhã no Projeto de tempo Integral para alunos que estudam no período da tarde com programas disciplinares, como: Momento da leitura, da matemática, tarefa de casa, atividades culturais, músicas e lazer.

             A escola é composta por secretária, sala de professores, sala da diretoria e supervisão, biblioteca (com grande acervo de livros), sala de troféus (adquiridos em jogos olímpicos escolares), sala de computadores, cozinha, refeitório, banheiros masculino e feminino, quadra para práticas de esportes com banheiros (para Educação Física), almoxarifado, uma pequena horta e uma  área gramada localizada perto da quadra de esportes e também um grande pátio com auditório.

Ambientes Educativos não escolares encontrados:

Paróquia Santo Antônio, localizada na Rua Quatro de Outubro nº 950 no bairro Alto Boa Vista, fone: (34) 3423 6025.

               Ao observar a Paróquia Santo Antônio foi constatado que há duas missas no domingo ministradas pelo Padre Paulo Henrique Martins, sendo a primeira ás 09:00 da manhã e a segunda ás 19:00.

               A igreja conta ainda com projetos como: Pastoral da Família, Catequese, Pré crisma, crisma, Encontro de jovens e quermesses.

               A Pastoral da Família é um encontro de casais, que visa na educação de casais, auxiliando famílias em dificuldades e auxiliando os jovens do Encontro de Jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com