TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade pedagógica inclusiva do professor no campo da educação básica

Pesquisas Acadêmicas: Atividade pedagógica inclusiva do professor no campo da educação básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

FRANCISCO HAROLDO GONÇALVES

ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Tauá

2014

FRANCISCO HAROLDO GONÇALVES

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física: UNOPAR - Universidade Norte do Paraná para a disciplina de Educação Inclusiva Profª. Raquel Franco Ferronato

Tauá

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho procura falar sobre a atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica. Como a inclusão no nosso país é um processo muito lento e ainda existe um desconhecimento por parte de alguns membros da família, sociedade, escola e professores no meio da educação inclusiva. A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiência e seus familiares que tem consciência do problema e vão à busca de seus direitos para conquistar um lugar digno não só na escola, como também na sociedade.

Aqui no município de Tauá – Ceará, na cidade onde eu resido, existe um projeto de inclusão que destaca a educação especial. Uma experiência que está dando certo, com o lema, inclusão, solidariedade, união e aprendizado, onde o projeto tem o nome de “Agindo e Incluindo” é coordenado pela Secretária Municipal de Educação e que se transformou em referência na educação especial nesta região do estado do Ceará. Este destaque chamou atenção do Jornal Diário do Nordeste da capital Fortaleza que publicou esta matéria em 18/09/2013.

Segundo a terapeuta Doutora Simone Alexandrino coordenadora do Núcleo de Atendimento Pedagógico – NAPE, situado na escola Jorge Massilon Cavalcante no centro da cidade, são em torno de mais de 330 crianças com deficiências diversas, matriculadas em 60 escolas da rede pública e privada de ensino são assistidas pelo projeto. Os alunos frequentam normalmente as aulas na rede regular e no contra turno são atendidos nas 16 salas multifuncionais existente no nosso município. Neste mesmo processo a terapeuta fala que conta também com o apoio do polo de formação do projeto do Governo federal “Educação Inclusiva Direito à Diversidade”, recebendo profissionais qualificados de 21 localidades.

Falamos com a professora Rosana da escola Maria Alexandrina Cavalcante que é a escola referência no Projeto conta com 19 alunos matriculados e atendidos pelo Projeto. Ela falou que conta com 8 cuidadoras que auxiliam os alunos que são dependentes de terceiros para atividades de locomoção, higiene e alimentação. Ela e os demais profissionais recebem formação continuada da Secretária de Educação e atuam de acordo com o planejamento feito com as peculiaridades e necessidades dos alunos atendidos pelo projeto.

Para a professora Rosana a experiência é muito gratificante, principalmente quando podemos ver o avanço das crianças no desenvolver do Projeto. Ainda encontramos barreiras na família, sociedade que não aceita a deficiência dos seus filhos, no espaço físico que ainda falta adaptações para que os alunos possam se locomover com mais liberdade. Mas com este Projeto o avanço foi grande e com a ajuda de todos e principalmente este apoio da Secretaria de Educação do Município, a tendência é melhorar cada vez mais. Posso sentir o empenho de todos que estão inseridos neste processo, principalmente nós professores que estamos aprendendo novas práticas e melhorando a cada dia nossos conhecimentos.

REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O objetivo deste trabalho é refletir sobre o tema inclusão, baseado no encontro de duas culturas distintas, uma é a nossa de pessoais normais ou dominantes. A outra cultura de quem até hoje é dominado, rotulado de deficiente. É interessante que todos que fazem parte deste processo se mobilizem para que estas informações cheguem para aqueles que não têm conhecimento e que possam se interessar e participar deste processo. Também demonstrar a viabilidade da inclusão pela transformação geral das escolas, visando a atender aos princípios deste novo paradigma educacional.

Segundo os artigos inclusão social do Brasil Escola e Inclusão Social do Portal e Educação fala que é bom lembrar que as diferenças se fazem iguais quando essas pessoas são colocadas em um grupo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com