TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades do EJA

Por:   •  26/6/2015  •  Resenha  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 4

METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Questão 01

De fato o estudo de história é muito importante ainda mais nesse mundo moderno e de muita informação, onde as pessoas sempre estão apressadas, assim se faz necessário a compreensão dos espaços em que estamos inseridos e de como aqui chegamos. Assim dessa forma essa importância é que a história sempre se evolui e as quais grupos pertencemos, ou seja, o conhecimento histórico em si já é faz uma grande diferença para formação do aluno crítico e consciente de direitos e deveres, recaindo sempre sobre a reflexão que a historia sempre é formativa

 Os sujeitos históricos têm vários conhecimentos científicos e empíricos e podemos por meio de práticas darias também trabalhar e influenciar a construção de uma sociedade melhor. Independente dos mecanismos usados a discussão de história é importante para entender a sociedade que vivemos que está marcada por vias dificuldades e diferenças. E na EJA ainda é preciso verificar os aspectos socioculturais que abrange o cotidiano dos atores envolvidos que vivem sob enorme exclusão social dentro de uma sociedade heterogênea e complexa.

Neste argumento, a História é entendida como um instrumento de mudança no processo educacional, que de forma planejada quando trabalhada, vem a subsidiar a ampliação de visão critica nos alunos da EJA.

Questão 02

  1. História

Atualmente vem surgindo vários na busca da reflexão especificamente no entendimento das relações de construção histórica, aonde as propostas de ensino deve buscar práticas inovadoras. Entretanto e necessário analisar a conjuntura de reflexões no ensino de História como os critérios na seleção e organização de conteúdos, e diferentes possibilidades para experiências de ensino de História na EJA.

O ensino de História deve resgatar dos valores humanísticos que vêm se perdendo cenário atual devido a massificação das sociedades capitalistas e os educadores  precisam levantar questões  para se trabalhar a criticidade  do status quo , a reinvenção do currículo onde se possa  sobretudo os alunos se colocarem como  protagonistas de suas histórias os incentivando principalmente  na participação social  dentro dos espaços inseridos.

Esse resgate histórico se faz necessário ainda para se tender as lutas de classes, o imediatismo, consumismo, a s lutas urbanas e rurais, a questão da terra e principalmente as relações sociais com uma forte perspectiva sociológica e antropológica.  Tais didáticas devem vir acompanhadas pelo entendimento do perfil afetivo, social, econômico e cognitivo deste aluno, pois há particularidades específicas muito presentes no cotidiano deles como a questão do trabalho daí a importância do dialogo intenso para troca de experiências sejam elas cientificas ou empíricas.

  1. Geografia

 

O ensino de geografia na EJA pode ser repensado para um público aprendiz e diferenciado sendo necessária uma adequação para metodologias que contribuam na noção de espaço fazendo uma releitura desses espaços para a vida real deles. os alunos que freqüentam os cursos classificados como Educação de Jovens e Adultos considerando a trajetória de vida desses alunos, para que principalmente haja uma perspectiva de mudança e não somente reprodução do que lhes são passados.

A questão da interdisciplinaridade pode ser vinculada dentro do contexto geográfico aliada ainda ao outras problemáticas como a questões do trabalho, meio ambiente e também as lutas de classes de forma mais clara aos atores envolvidos, porém sem cair no pragmatismo e ideologias. Ou seja, o ensino pode ser louvável quanto trazer conteúdos que tem possibilidades reais de continuada na vivência destes para que possam compreender a participação deles no mundo que os cerca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com