TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório das Atividades exigidas pelo Estagio 2 EJA

Por:   •  5/8/2016  •  Abstract  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

Introdução..........................................................................................3

A escola ............................................................................................4

A secretaria .......................................................................................5

Observação da Turma e o trabalho do professor .............................5

Observação e Cooperação com o professor ....................................7

Conclusão .........................................................................................7                                                                            

Introdução

     

     

Relatório das Atividades exigidas pelo Estagio 2 EJA do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Unirio, através do Consorcio CEDERJ, pólo Cantagalo.

O presente relatório está sendo desenvolvido obedecendo aos critérios do Guia do aluno.

Meu nome é Tayanne de Souza Oliveira Alves, tenho 30 anos, curso o 5º período de pedagogia, estou no curso buscando me atualizar perante aos novos meios pedagógicos para atuar em sala de aula.Escolhi o curso pois acabei por cair de pára-quedas em uma sala de aula quando, optei por fazer um concurso para Assistente de Educação, sendo aprovada não sabia que trabalharia diretamente com as crianças pois, não possuo formação de professores,e sim uma formação tecnólogo em Analista de Sistemas da Computação e, ao ler o edital pensei em trabalhar na própria secretaria de educação fazendo serviços administrativos porém, me apaixonei pelos pequenos e pelo ato de ensinar.

Este trabalho tem como objetivo contemplar e analisar o ensino de jovens e adultos, o EJA na teoria e na prática justificando a importância deste estágio para uma boa formação e capacitação profissional.

Para quem quer concluir seus estudos o EJA pode proporcionar este resgate de valores e aumentar sua auto-estima.

 Neste relatório procuro mostrar detalhadamente os espaços e o funcionamento da instituição de ensino, além de demonstrar minhas impressões diante da observação de uma turma de EJA multisseriada com alunos dos 15 aos 60 anos. Busco através desse detalhamento redimensionar a instituição para que vocês consigam visualizá-la como se estivessem presentes nela e apresentar-lhes o retrato de uma turma multisseriada com um docente para atender a necessidade de todos os alunos.

Espero que eu consiga atingir meu objetivo fazendo um retrato adequado dos fatos.Cabendo a mim futuro educador uma responsabilidade investigativa para atingir os objetivos propostos em relação à educação no Brasil e na nossa sociedade.Valorizando cada novo aprendizado, buscando compreender o EJA.

A Escola

Este estágio está sendo efetuado na Escola Estadual Municipalizada Maria Bellieni D’ Olival, situada à Estrada RJ 160 Km 8 , no Bairro Santo Antonio – Cantagalo - RJ,tendo como gestora a diretora Karla Piettrani, a instituição possui rampa de acesso para deficientes.Ao entramos, à esquerda encontra-se a secretaria , mais adiante temos a entrada usada pelos alunos e o refeitório, composto por uma cozinha e uma dispensa e,mesas onde os alunos fazem suas refeições. Como a escola é constituída por dois andares, os espaços que relatei fazem parte do andar térreo, além também da sala da direção, da sala de recursos, a escola possui uma sala de informática, uma biblioteca, uma sala de professores, uma quadra coberta, um almoxarifado, seis banheiros (2 com acessibilidade , e 1 para professores), e dez salas.

As salas de aulas são grandes, arejadas e claras são equipadas com ventilador de teto e ar condicionado. A biblioteca também é bem equipada e funciona de manhã, a tarde e a noite para que todos os alunos tenham acesso e qualidade em suas pesquisas e leitura, já que eles são incentivados a ter prazer pela leitura.

A escola possui 25 professores divididos em três turnos (manhã, tarde e noite)sendo apenas um para trabalhar em EJA, esses docentes são em sua maioria graduados.A instituição possui 11 funcionários de apoio.

 A escola possui um total de 337 alunos que se distribuem em três turnos (manhã, tarde e noite). No turno da manhã possui 161 alunos que estudam das 7 hs às 12hs e 10 min, o turno da tarde possui 155 alunos que estudam das 12 hs e 30 min às 17 hs e à noite 21 alunos  que estudam das 18 hs às 21 hs e 30 min.

A instituição atende em sua maioria a classe média baixa, a grande maioria carente, que não trabalham e recebem benefícios do governo.

As reuniões de planejamento são feitas com freqüência e os conselhos de classe são realizados bimestralmente, separados dos demais segmentos, onde se discutem as dificuldades dos alunos e procuram-se soluções para a superação desses problemas. As reuniões são organizadas pela própria escola pois, a mesma não possui orientação pedagógica.A secretaria de educação não possui uma coordenação específica para o EJA .

A quadra é utilizada pelos alunos à noite para aula de educação física.A escola está muito bem conservada.

Em seu Projeto Político Pedagógico a proposta da escola é “...assegurar aos jovens e adultos, que não tiveram acesso ao estudo ou condições de continuidade na idade própria, oportunidade de escolarização regular considerada as características próprias deste tipo de aluno tais como: grau de maturidade, níveis de interesse , condições de trabalho, de acesso à cultura e ao lazer, oferecer aos jovens e adultos interessados, oportunidade de estudo de suprimento, a título de nivelamento e atualização...”. Tendo como filosofia de trabalho “...centrado na didática da mediação pedagógica, considerando os princípios da Constituição Federal da República Federativa do Brasil, de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDBN nº 9394/96 e no Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente...”

A Secretaria

      Setor da escola responsável pelos serviços de secretaria que realiza todas as funções destinadas a manter os registros, os arquivos de documentação dos alunos e dos funcionários, além de comunicados e expedições para apoiar o desenvolvimento do processo escolar, dando valor legal a toda a documentação expedida.

Com funcionamento nos três turnos,a secretaria possui para o atendimento em EJA um auxiliar de secretaria.

Na secretaria encontramos a vida escolar de todos os alunos, onde cada um possui a sua pasta, contendo seus documentos pessoais, além também de ser registrado em ata pelos professores nas reuniões e, através de uma ficha individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com