TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

Compreendendo melhor o Método Paulo FreireUma consideração que pode ser feita é sobre a formação em educação física frente à educação não formal Com a expansão de pro­postas educacionais que englobam as mais diversas modalidades de ensino, e não somente nessa aérea especifica do conhecimento, mas também em outras aeras.

Por isso, projeto social na atualidade fazer diferença como o Projeto Criança Esperança da Rede Globo, do Projeto Escola Aberta do Governo Federal, Escola da

Família, Segundo Tempo, Esco­las de Paz, entre outros, possuem grande foco nas ações esportivas como elemento de auxílio ao pro­cesso educacional formal e redução da marginalidade e criminalidade juvenil. Nesse sentido, é pensar o esporte, e suas relações com outras aeras do conhecimento humano, numa perspectiva inclusiva que é a base que sustenta toda uma estru­tura que pode definir a vida de um jovem que transita entre a juventude sadia e o crime. (Bendrath, 2010, p. 290).

Estudos são realizados, como o Encontro Internacional de Educação Não Formal e Formação de Professores com o objetivo de reconhecer e ressignificar as praticas, ou melhor, dizendo, as ações diárias, que se entende com uma forma de ensino-aprendizagem. Assim, sendo, podemos entender que nesses projetos sociais constituem-se em ações pedagógicas direcionadas para a formação do indivíduo, visando contribuir com a inclusão social.

Entendendo que os projetos sociais são um exercício de cidadania, pois envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro. Eles são um meio para que haja maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha na sociedade, além de despertar o sentimento de solidariedade. (Projetos Sociais, 2014).

2 Associativismo no Brasil e os projetos sociais

Nosso ATPS nos orienta que respondamos a

seguinte pergunta: O que é Associativismo e qual sua relação com os projetos sociais? Inicialmente, respondemos com uma pesquisa realizada sobre a atuação do pedagogo nesses ambientes não escolares, mas em ambientes de inserção social, definidamente em projetos sociais.

Tratou como problema de pesquisa na UniFMU por meio da habilitação do curso de Pedagogia: Supervisão de Ensino nas Empresas (Treinamento e Desenvolvimento), do Projeto Educação para a Solidariedade no Módulo: Orientação Vocacional e Preparação para o Mercado de Trabalho e também através do curso de Pós Graduação: Pedagogia Empresarial, pudemos ver e acompanhar de perto o Pedagogo buscando sua formação para a atuação em ambientes não escolares. (Ceroni, 2014).

Estes dados apresentam os resultados obtidos com relação ao perfil do pedagogo que atua em espaços não escolares, realizados sob o enfoque do novo profissional exigido pela sociedade contemporânea, ressalta a integração da dimensão teórica com a prática do dia-a-dia. Isto é, permite garantir a articulação entre as abordagens da gestão do trabalho administrativo, pedagógico e comunitário, além da educação profissional, desenvolvidos em espaços não escolares. (Ceroni, 2014). Complementadas pela compreensão que tem o SEBRAE:

1º - Procurar saber o que se passa nos arredores da comunidade em que os idosos vivem.

2º - Trazer essa vivência como palavras geradoras para que se promova discussão.

3º - Trabalhar a dificuldade silábica da palavra geradora.

4º - Fazer uma leitura das famílias e também uma leitura aleatória para ver se ouve compreensão da mesma.

5º - Elaborar material de apoio a ser fixado na parede.

6º - Montar novas palavras com as famílias.

Conforme o avanço e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com