TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Jovens e Adultos

Por:   •  28/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.150 Palavras (13 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Andréia Aparecida de Paula RA: 2602478553

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação de Jovens e Adultos”, sob orientação do professor-tutor a distância “Maria Cleudimara Sanches Sartori Silva.”

Taubaté/SP

2013

Texto reflexivo

O EJA já se chamou Madureza, Supletivo e Alfabetização, é uma modalidade de ensino na Educação Básica e não mais um subsistema de ensino. No inicio foi assumida por voluntários e docentes que usavam os mesmos procedimentos ministrados para crianças e adolescentes. Somente depois da regulamentação foi estabelecido o perfil diferenciado desses alunos. Eles não devem ser tratados como crianças e adolescentes.

A EJA deve partir do princípio de que a constituição de uma educação básica para jovens e adultos deve ser voltada para a cidadania. Ao qual não se resolve apenas garantindo a viabilização de vagas, mas principalmente oferecendo um ensino de qualidade, por professores aptos a trabalhar as diversas áreas de conhecimento e de incorporar as mudanças sociais.

O perfil do aluno da EJA é aquele jovem ou adulto com dificuldade no processo de alfabetização, são pessoas que muitas vezes podem ser analfabetas funcionais, aqueles que têm até a quarta série do antigo primário, sabem ler, escrever e contar basicamente, o modelo tradicional de educação. Porém há também pessoas analfabetas que não sabem nem escrever o nome, fazendo com que se sinta mal diante da situação.

No período noturno os alunos têm dificuldades em permanecerem na escola devido às condições físicas, pois são pessoas trabalhadoras e ao irem para a escola estão exaustos devido à longa jornada de trabalho do dia-a-dia.Tendo em vista essas dificuldades eles buscam uma instituição de ensino para poderem novamente aprender  coisas que não sabem na intenção de poder mudar de cargo,  aprender a ler e escrever para ajudar os filhos nas lições de casa. Isso faz despertar o interesse em continuar estudando e valorizando a aprendizagem ao longo da vida.

A EJA é vista como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola. O que possibilita retomar seu potencial, desenvolver suas habilidades na educação e na própria vida, tornando-se tudo aquilo que eles têm capacidade para ser.

Cabe aos municípios a responsabilidade de assegurar gratuitamente aos jovens e adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas considerando as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho e ao sistema de ensino viabilizar e estimular o acesso e a permanência dos educandos  na escola. Planejar esse processo é uma grande responsabilidade social e educacional, cabe ao professor no seu papel de mediar o conhecimento, ter uma base sólida de formação.

Esses cursos devem oferecer as competências necessárias para a consciência em relação ao estar no mundo, ampliando a capacidade de participação social, no exercício da cidadania. Para realizar esses objetivos, o estudo da linguagem é um valioso instrumento. Qualquer aprendizagem só é possível por meio dela, já que é com a linguagem que se formaliza todo conhecimento produzido nas diferentes disciplinas e que se explica a maneira como o universo se organiza. Participamos de um mundo que fala, escuta, lê, escreve e discute os usos desses atos de comunicação e para compreender melhor é necessário ampliar competências e habilidades envolvidas no uso da palavra. O trabalho com a oralidade e a escrita anima a vontade de explicar, criticar e contemplar a realidade, pois as palavras são instrumentos essenciais para a compreensão. Em uma série de circunstâncias, a necessidade do uso da linguagem se manifesta através da leitura. Assim a língua portuguesa deve em primeiro lugar servir para reduzir a distância entre o educando e a palavra e anular experiências traumáticas no processo de aprendizagem da leitura e escrita. E que sejam motivados a ler, e interpretar pontos de vista e críticas ás coisas do mundo, capacitando-os a produzirem respostas aos textos que escutam e leem, pronunciando oralmente ou por escrito.

A EJA tem um papel fundamental na vida desses alunos, por isso é necessário que cada dia mais haja professores qualificados e materiais disponíveis para a educação e que os mesmos saibam lidar com as características dos alunos, pois as salas são multiseriadas e geralmente acontecem conflitos de gerações, pois são idades, pessoas e atitudes diferentes, dependendo do seu perfil o professor pode estar contribuindo também na evasão escolar.

Contudo, é obvio que a EJA tem um papel fundamental na vida desses alunos. É necessário que cada dia mais haja professores qualificados e materiais disponíveis para a educação dos sujeitos da EJA e que a escola desenvolva no aluno suas capacidades e o educando obtenha uma formação indispensável para o exercício da cidadania.

                       Propostas Pedagógicas para Educação de Jovens e Adultos

A educação de jovens e adultos caracteriza-se não só pela diversidade do público que atende e dos contextos em que se realiza, como pela variedade dos modelos de organização dos programas, mais ou menos formais, mais ou menos extensivos. Propor parâmetros para a sequencia do ensino é uma tarefa complicada em se tratando de educação de jovens e adultos. Pois os programas podem variar bastante quanto à duração, à carga horária, aos critérios de organização das turmas e à seriação já que é comum a existência de turmas multiseriadas, pessoas com diferentes níveis de domínio da escrita e da Matemática, de conhecimentos sobre a sociedade e a natureza.

A legislação educacional brasileira é bastante aberta quanto à carga horária, à duração e aos componentes curriculares desses cursos. Considerando positiva essa flexibilidade, optou-se por uma proposta curricular que avança no detalhamento de conteúdos e objetivos educativos, e que permite uma variedade grande de combinações, complementos e formas de concretização.

Qualquer projeto de educação fundamental orienta-se, implícita ou explicitamente por concepções sobre o tipo de pessoa e de sociedade que se pretende formar, e sobre quais elementos da cultura são mais valiosos e essenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (312.9 Kb)   docx (169.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com