TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS JOVENS E ADULTOS ETAPA: Realizar pesquisa sobre o tema “Andragogia”

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 3

PASSO I

Realizar pesquisa sobre o tema “Andragogia”

Na Educação de Jovens e Adultos o professor deve considerar a cultura, espaço os prazeres e desprazeres de seus alunos, para criar condições que conduzem o aluno a uma reflexão da importância da prática da aprendizagem junto a sociedade, transmitindo a cada dia para seus alunos, maneiras diferentes de raciocinar, através de questionamentos que propiciam aos alunos a razão de aprenderem e obterem retorno deste esforço de forma a utilizar no dia a dia, ter visão ampla e determinação.

O professor deve ser o mediador cognitivo de novos conhecimentos e que exista uma troca destes valores com os alunos, respeitando o educando como ser humano.

A educação de jovens e adultos não pode ser considerada como uma ação reparadora, mas que, necessita de métodos de ensino, materiais prontos e acabado, que necessita resgatar o tempo perdido durante a ausência do aluno na escola.

Segundo Malcolm Knowles, 1970-andragogia é a arte ou ciências de orientar adultos e aprender. Sua origem é grega, a palavra andragogia significa androsadulto e gogos-educar.

Andragogia é a arte de ensinar adultos, sendo um modelo de educação que compreende o adulto na escola, em controvérsia aos padrões apresentados pela pedagogia.

Andragogia corresponde á ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender.

Princípios da andragogia:

- Necessidade de saber- O adulto precisa saber para aprenderem,

- Autoconceito- O adulto quer ser considerado como capazes, de se autodirigir com autonomia,

- Papel das experiências- Suas experiências são a base do aprendizado, as diferentes técnicas utilizadas na aprendizagem é o que faz a diferença tornando-os mais eficazes,

- Prontidão para aprender- Os adultos se dispõem a aprender diante de fatos reais de seu dia a dia,

- Orientação para aprendizagem- O adulto aprende sobre conceitos contextualizados para aplicações e utilidades,

-Motivação- O aluno aprende através de valores autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento.

Na andragogia a aprendizagem é focada nas prioridades de vida social do aluno, com propostas e ações que o ajudará em seus problemas do cotidiano.

Segundo Oliveira (2011, p. 20) o indivíduo, quando colocado em uma situação em que se vê obrigado a fazer algo, se sente oprimido, recuado e isso não é, de forma alguma, uma maneira apropriada de se transmitir conhecimento. No modelo andragógico de educação o professor norteará o aluno a estudar com mais liberdade e responsabilidade.

A alfabetização e letramento em uma sala de Educação de Jovens e Adultos é um desafio diário e a andragogia chega para agregar conhecimento ao pedagogo, preparando-o para a realidade de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos.

O professor de Educação de Jovens e Adultos pode trabalhar saberes que possam auxiliar os alunos em situações vividas no cotidiano levando atividades para sala de aula como:

Contas de consumo, água, energia elétrica, preenchimento de fichas cadastrais de locação, de contas bancárias, cartões de crédito, leitura de compreensão de extrato bancário e etc.

Assim é o modelo de aprendizagem da andragogia, diferente do ensino na sala de aula regular.

Segundo Nogueira (2004), em citação à Knowles (1980), os alunos são “aprendentes”.

Os aprendentes são dependentes quando não compreendem a relevância do conteúdo das tarefas diárias, portanto é necessário que o professor faça o papel de facilitador da aprendizagem, fazendo uma sondagem de conhecimento prévio para verificação dos pressupostos a uma dada situação.

Na andragogia um dos aspectos importantes na prática do professor para os alunos é a motivação e valorizar o grupo diante da sociedade em que vivem, suas histórias e memórias é um ato que pode levar o professor a descobrir seus alunos, trabalhando seus sonhos e desejos dos seus passados.

Tanto a pedagogia como a andragogia contribuem com a alfabetização de adultos em suas capacidades de desenvolvimento cognitivo, com grandes êxitos na educação inclusiva, no resgate social, na realização dos sonhos, e na transformação dos cidadãos dignos na sociedade.

Considerações finais

Segundo Cavalcante (1999), as crianças são seres indefesos, dependentes.

Durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com