TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps brinquedoteca

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

  1. Introdução-----------------------------------------------------------------------------------02
  2. Ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem da criança-----------------03
  3. Organização da brinquedoteca--------------------------------------------------------03
  4. Ambiente da brinquedoteca------------------------------------------------------------04
  5. Caracterização da brinquedoteca-----------------------------------------------------04
  6. Objetivos------------------------------------------------------------------------------------05
  7. Orientações didáticas--------------------------------------------------------------------05
  8. Considerações finais---------------------------------------------------------------------06

Referências

  1. Introdução

O presente texto visa à importância de uma brinquedoteca dentro e fora do ambiente escolar com espaço privilegiado, que possa promover a ludicidade e a brincadeira das crianças. Lembrando que ao pensarmos em implantar uma brinqedoteca é necessário anteriormente definir os objetivos voltados para educação infantil, que deseja desenvolver nesse espaço.

O mesmo apresenta a forma que o ambiente lúdico incentiva na aprendizagem e no desenvolvimento infantil, a importância da sua existência e os objetivos de uma brinquedoteca.


  1. A Ludicidade no Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança

Na história da humanidade podemos dizer que a criança em diversas épocas e em diferentes tempos sempre foi e será uma criança que gosta de brincar e com seu modo espontâneo de ser, busca aprender e expressar-se com suas brincadeiras.  A relação entre o que estar ao seu redor e com o seu cotidiano, o lúdico consegue trabalhar em um conceito global da criança, que ao brincar desenvolve sua personalidade, corpo e mente. Nas atividades lúdicas podemos proporcionar as crianças brincadeiras que trazem vivencias, experiências, concentração, criatividade, momentos de fantasia e realidade, causando uma reflexão necessária a essa criança. No contexto pedagógico, podemos falar de Vygotsky que defende que o ser humano tem seu desenvolvimento a partir do seu relacionamento de uma forma direta ou indireta com outros seres humanos, falando do sociocultural. Outro teórico importante Piaget defende que o jogo é essencial para o desenvolvimento da criança, criando assim etapas que em cada tempo (idade) a criança tem seu desenvolvimento e estimulação a serem trabalhados de uma maneira especifica.  A criança através do lúdico consegue ter um aprendizado com uma boa assimilação, com alegria, aprendendo a respeitar o outro, assim também estabelecem vínculos de amizade, a autonomia, a psicomotricidade, estimulam a inteligência e a criatividade.

O papel da brinquedoteca é muito importante dentro do contexto escolar é um espaço (ambiente) com brinquedos, fantasias todo um material didático que proporciona ao educador trabalhar de forma objetiva com seu aluno, sendo possível ao ver a criança brincando expressar-se como esta emocionalmente, fisicamente, mentalmente, servindo como uma forma de alertar ao educador alguma deficiência que possa estar presente e ainda não foi percebida.

Nesse processo de aprendizagem, a escola e o professor devem estar sempre em parceria com a comunidade, buscar o que existe de melhor para nossas crianças, proporcionando um ambiente de experiências e vivencias, preparando nossos alunos para a sociedade.

  1. Organização da Brinquedoteca

Nosso projeto fundamentou a organização da brinquedoteca, sempre com a preocupação da participação consciente da parceria entre a comunidade e a escola. Essa parceria poderia desenvolver um trabalho de reciclagem de matérias que em conjunto seria utilizado na confecção dos brinquedos da nossa brinquedoteca. Estaríamos causando junta a essa sociedade um aprendizado em que o exemplo maior vem de quem tem a preocupação com a transformação do meio onde vivemos, nossas crianças apenas na confecção dos brinquedos, já estariam aprendendo que através da reciclagem podemos transformar o que até então era visto como lixo, ser transformado em um significativo brinquedo pedagógico, didático e que varias crianças irão se beneficiar disso. A brinquedoteca estará capacitada para atender alunos da educação infantil, com brinquedos específicos para cada faixa etária. Podemos contar com jogos pedagógicos que estimulam as crianças a exercitar um raciocínio lógico-matemático, coordenação motora e muita diversão. O nosso olhar perante essa brinquedoteca seria de um grande Oasis dentro do trabalho pedagógico e aprendizagem de uma criança. A criança estimulada com o ato do brincar encontra-se em um verdadeiro porto seguro em um espaço como este, colorido, bem atrativo, diversidade de brinquedos, podemos enumerar vários tópicos em total benefício da criança, dentro da brinquedoteca. Sempre tendo como objetivo maior o bem estar físico, mental, moral, ético de um futuro cidadão em formação. Nesse momento histórico que vivemos século XXI, percebe-se que cada vez mais a importância do brincar de ser criança, viver intensamente cada idade. Atualmente nos deparamos com uma sociedade capitalista, onde os pais se ausentam de casa em uma fase um tanto precoce, a criança nasce e logo essa mãe já vai trabalhar. Com essa nova realidade as crianças vão para escolas muito pequenas ainda e muitas vezes por um período integral. E nessa mesma sociedade provida de muita violência, restringindo o brincar de nossas crianças, ficando restrito o brincar com segurança e aprendizado dentro das escolas. A brinquedoteca torna-se de fundamental importância, proporcionando um ambiente seguro, acolhedor, revolucionário no que podemos dizer da aprendizagem e resgate de brincadeiras que se arrastam ao longo de décadas, fazendo com que as nossas crianças possam se crianças de verdade.

  1. Ambiente da brinquedoteca

No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supre algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar no cotidiano, na sociedade e na sua cultura.

Uma brinquedoteca em que funciona no mesmo lugar todas as suas atividades durante um determinado período de tempo, a orientação dada é sempre a mesma, ter cuidado com detalhes, como piso que não pode ser escorregadio, objetos pontiagudos devem ser deixados de lado e deve haver também estrutura como banheiro para os pequenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com