TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps brinquedoteca e o elemento ludico

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ETAPA 1

Passo 2

  Quais as características do brincar espontâneo?

  O brincar espontâneo se da à através da brincadeira não imposta, onde existe o ambiente para a criança brincar, ali existindo varias formas, e eles escolhem a que eles quiserem como brincar de casinha, jogar bola, brincar de tabuleiro e pega-pega.  

  Como o ambiente lúdico poderá ser um incentivador da aprendizagem e do desenvolvimento infantil?

  O ambiente lúdico e incentivador na aprendizagem e no desenvolvimento da criança, de forma que é através dele que a criança expressa na brincadeira a sua visão de mundo. Por exemplo, quando montamos os cantinhos, o cantinho da cozinha, eles brincam utilizando o lúdico como se eles realmente estivessem naquela situação, agindo de acordo com o que eles brincaram em casa.

  Esse ambiente os ajuda de forma positiva e se desenvolveram e aprendem a conviver em sociedades sendo assim o ambiente lúdico ajuda a criança a se expressar influenciando diretamente na formação da criança.

 Qual a importância da existência de uma brinquedoteca em uma instituição de educação infantil?

  A brinquedoteca é na verdade uma ferramenta importante na auxilio ao desenvolvimento da criança é importante nas instituições de educação infantil, pois é um ambiente onde a criança pode ser expressar e agir como criança o brincar é algo que faz parte do desenvolvimento deles, esse espaço dentro da instituição faz com que as crianças tinham reconhecimento de um ambiente fora da sala de aula onde eles possam ser crianças em um só espaço, só deles onde todas as ferramentas ali são no seu entender única e exclusivamente para a sua diversão mesmo que para os educadores os brinquedos e as brincadeiras ali expressas servem também para a avaliação do desenvolvimento deles.      

 

[pic 2]

Passo 3

  Portanto teve um objetivo de analisando a importância, de proporcionar umas atividades lúdicas para os autos desenvolvimento cognitivas, intelectuais para se socializando com as crianças. Podemos vê que a brincadeira proporciona uma apresentação da importância do papel do desenvolvimento das crianças, o brincar estimula-se todos os sentidos, como desenvolver a mente da criança também com o corpo, com sua proporção descarga naturais necessários para atividades da criança intelectual e os sentidos. Na visão de Vyotsky podemos perceber que o objetivo do brinquedo, da entram no mundo de fantasioso, os desejos irrealizáveis, nem todas as insatisfações se realizadas através do brinquedo. Neste mundo novo provocam ações, pode-se afirmar que a imaginações é o brinquedo sem ação. Podemos dizer que não tem brincadeira sem regras, para as brincadeiras é preciso obedecer a regras. Atrás da brincadeira esta atividade é consagrada essencial para o auto desenvolvimento infantil o lúdico sempre fez parte da educação infantil, ele é um passaporte para a criatividade, e a inovação, e a iniciativa do auto desenvolvimento, o ato brincar conquistou-se no espaço família e quanto na educação infantil. Pois a brincadeira esta relacionada com os principais fundamentos, que é defendida com um direito, de uma forma de expressões, de pensamentos interações e a comunicações entre os alunos. Assim podemos dizer que a traves da brincadeira é, mas compreendida como atividade que promovem o desenvolvimento dos alunos com isto incentiva a interações entre os alunos e auxilia a construções de conflitos para as formações de cidadã críticos e uma pessoa reflexiva.

“A brincadeira cria para as crianças uma "zona de desenvolvimento proximal" que não é outra coisa senão a distância entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um companheiro mais capaz”. (VYGOTSKY, 1989, apud WAJSKOP, 2000, p. 35).

Na concepção de Rodrigues (1976) apud Santos (1995, p. 10); “a função dos jogos e dos brinquedos não se limita ao mundo das emoções e da sensibilidade, ela aparece ativa também no domínio da inteligência e cooperam, em linhas decisivas, para a evolução do pensamento e de todas as funções mentais superiores. Assume também uma função social, e esse fato faz com que as atividades lúdicas extravasem sua importância para além do indivíduo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (111.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com