TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de pedagógica

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Anhanguera - UNIDERP 
Polo de Goianinha – RN

Curso: pedagogia

Disciplina: Projeto Multidisciplinar I

 

 

   João José da Silva Neto – RA 9978022460

Maria de Lourdes da Silva - RA 438080

Reginaldo Pereira da Silva - RA 426728

Renata Maria P. M. de P. A- RA 424337









Tutora Presencial: Márcia Fernanda

Goianinha/ RN

06/ 2014  



Etapas de um projeto educativo


Um projeto envolve um montante de atividades voltadas para objetivos bem claros, e o seu resultado deverá estar encadeado, de maneira que o projeto tenha as fases de início, desenvolvimento e encerramento bem definidos. Podendo ser multidisciplinar ou transdisciplinar, constituído de uma série de atividades articuladas em uma sequência de fases.
Segundo Hernández,1998, pág. 62, os projetos constituem um "lugar", entendido em sua dimensão simbólica, que pode permitir:
1) Aproximar-se da identidade dos alunos e favorecer a construção da subjetividade;
2) Revisar a organização do currículo por disciplinas e a maneira de situá-lo no tempo e no espaço escolares;
3) Levar em conta o que acontece fora da Escola, nas transformações sociais e nos saberes, a enorme produção de informação que caracteriza a sociedade atual, e aprender a dialogar de uma maneira crítica.

Currículo da Educação Básica


O tema escolhido para este projeto é o Meio Ambiente. Com o título “Salve a Natureza” pretendemos contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global.
Conforme a Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, do Ministério da Educação, no Art. 16, determina que os componentes curriculares e as áreas de conhecimento devem articular em seus conteúdos, a partir das possibilidades abertas pelos seus referenciais, a abordagem de temas abrangentes e contemporâneos que afetam a vida humana em escala global, regional e local, bem como na esfera individual. Temas como saúde, sexualidade e gênero, vida familiar e social, assim como os direitos das crianças e adolescentes, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), preservação do meio ambiente, nos termos da política nacional de educação ambiental (Lei nº 9.795/99), educação para o consumo, educação fiscal, trabalho, ciência e tecnologia, e diversidade cultural devem permear o desenvolvimento dos conteúdos da base nacional comum e da parte diversificada do currículo.
Percebe-se o destaque e a importância de que a escola trabalhe mais do que informações e conceitos, mas se proponha a formação de valores, atitudes e gestos de solidariedade.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos de meio ambiente para o primeiro ano são separados em três grandes blocos:
← Os ciclos da natureza;
← Sociedade e meio ambiente;
← Manejo e conservação ambiental.
Sendo que, em todos eles é necessário destacar:
← As formas de estar atento e crítico com relação ao consumismo;
← A valorização e a proteção das diferentes formas de vida;
← A valorização e o cultivo de atitudes de proteção e conservação dos ambientes e da diversidade biológica e sociocultural;
← O zelo pelos direitos próprios e alheios a um ambiente cuidado, limpo e saudável na escola, em casa e na comunidade;
← O cumprimento das responsabilidades de cidadão, com relação ao meio ambiente;
← O repúdio ao desperdício em suas diferentes formas;
← A apreciação dos aspectos estéticos da natureza, incluindo os produtos da cultura humana;
← A participação em atividades relacionadas à melhoria das condições ambientais da escola e da comunidade local.
É importante ressaltar que esses conteúdos permeiam e devem ser trabalhados de forma que abranja todas as áreas de conhecimento,pois estão relacionados à atitudes e comportamentos. Este tema é parte integrante das diversas disciplinas, conforme oriente o PCN.

Projetos escolares que deram certo


“O primeiro colocado na categoria Ensino Fundamental foi um projeto de conscientização sobre o consumo de água e energia elétrica, desenvolvido pela Escola Municipal Benno Breunig, de Venâncio Aires. Os estudantes fizeram visitas às residências para orientar a comunidade sobre o assunto.” (O Prêmio Construindo a Nação é uma iniciativa do Sesi-RS, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria e com o Instituto Cidadania Brasil) Fonte: http://www.programavidaorganica.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=228:escolas-gauchas-premiadas-por-projetos-ambientais&catid=42:noticias-sustentabilidade&Itemid=171
“A escola municipal Benedicto Carlos Freire, de Iracemápolis, participa do Projeto de Meio Ambiente da ArcelorMittal (PAMMA) desde o ano de 2008, destinado a estimular os estudantes a desenvolverem uma visão mais ampla da questão ambiental. Neste ano, a escola desenvolveu o projeto com o envolvimento de toda equipe escolar, comunidade, empresários e vereadores, vencendo novamente a etapa regional na Unidade de Piracicaba, em primeiro lugar no Estado e em quinto lugar na categoria Nacional” Fonte: http://www.gazetainfo.com.br/site/?r=noticias&id=4872
“A Escola Estadual Ana Chaves, no município de Campina Verde, conquistou o primeiro lugar com o projeto ‘Lixo em defesa da Vida’. As duas turmas da escola que participam do Proeti desenvolveram diferentes ações em defesa do meio ambiente. 'Além de palestras sobre a importância do meio ambiente, os alunos participaram de uma trilha ecológica e fizeram sabão e detergente a partir da reutilização de óleo de cozinha', conta a supervisora da escola Algenira Aparecida da Silva. O sabão feito pelos alunos e distribuído para a comunidade” Fonte: https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/2486-acoes-voltadas-para-a-preservacao-ambiental-sao-premiadas-em-uberaba-e-uberlandia
“Com o projeto “Viveiro Escolar de Mudas Nativas do Cerrado”, a Escola Estadual Dom Domingos Carrerot de Porto Nacional conquistou o 1º lugar regional, no concurso Prêmio Tocantins Sustentável, edição 2011, e continua concorrendo ao prêmio estadual” Fonte: http://www.seduc.to.gov.br/seduc/index.php/96-materias/293-escola-de-porto-nacional-e-premiada-no-concurso-tocantins-sustentavel1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (581.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com