TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps educação profissional e educação em ambientes escolares

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.809 Palavras (16 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 16

Etapa 1

Passo 2

  1. Como se educa na educação não formal

R: Segundo Maria da Gloria Ghon a metodologia parte da cultura de cada indivíduo e dos grupos, o método nasce a partir da problematização da vida cotidiana, por isso a educação não formal situa-se no campo da pedagogia social aquela que trabalha com coletivos e se preocupa com o processo de construção de aprendizagem e saberes.

                                                                                                  Maria da Gloria Ghon                                                                                                        

   2 -Quais os objetivos da educação não formal

R: Para maria da Gloria Ghon os objetivos da educação não formal é promover cidadania, justiça social, direitos humanos sociais e políticos e culturais igualdade democracia e a manifestação das diferenças culturais.

                                                                                (Maria da Gloria Ghon)

                                                                                           

   3 - Estabeleça as diferenças entre a educação formal e não formal.

R: educação formal caracteriza-se por ser altamente estruturada, desenvolvendo-se no seio de instituições próprias, escola universidades onde o aluno deve seguir um programa pré-determinado.  Educação não formal processa-se fora da esfera escolar é vinculada pelos museus meio de comunicação e outras instituições que organizam eventos de diversas formas, a aprendizagem não formal desenvolve-se de acordo com o desejo do indivíduo

.                                                                                       (Maria da Gloria Ghon)

                                                                                           

    4- Escreva as considerações do grupo relativo a atuação do pedagogo no espaço não formal com idosos.      

R: A pedagogia com idosos é caracterizada como educação não formal em ambientes não escolares, que está diretamente atrelado a pedagogia social, já que procurar organizar e preparar a população idosa a apropriar-se dos seus direitos e cidadania, esse trabalho pedagógico nesses ambientes vem com a intenção de reverter a ideia que o idoso não faz parte da sociedade, que eles também têm seus direitos garantidos.

                                                                                                  Maria da Gloria Ghon.

Passo 3

Segundo Maria da Gloria Ghon a educação não formal educa em ambientes interativos construídos coletivamente, segundo diretrizes de dados grupos, usualmente a participação dos indivíduos é optativa, mas ela também poderá ocorrer por forças de certas circunstancias da vivência histórica de cada um. A intencionalidade está na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes. Por isso, a educação não-formal situa-se no campo da Pedagogia Social- aquela que trabalha com coletivos e se preocupa com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivos capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo Em resumo são todas as atividades, que tem como objetivos explícitos de formação ou de instrução, que não estão diretamente dirigidos à provisão de graus próprios do sistema educativo regular, seus objetivos são promover cidadania, justiça social, direitos humanos sociais e políticos e culturais, igualdade democracia e manifestação das diferenças culturais. Educação formal caracteriza por ser altamente estruturada desenvolvendo qual a finalidade ou objetivos de cada um dos campos de educação: Na educação formal, entre outros objetivos destacam-se os relativos ao ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, normalizados por leis, dentre os quais destacam-se o de formar o indivíduo como um cidadão ativo, desenvolver habilidades e competências várias, desenvolver a criatividade, percepção, motricidade etc.

 A educação informal socializa os indivíduos, desenvolve hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, segundo valores e crenças de grupos que se freqüenta ou que pertence por herança, desde o nascimento Trata-se do processo de socialização dos indivíduos. A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. Seus objetivos não são dados a prioridade, eles se constroem no processo interativo, gerando um processo educativo. Um modo de educar surge como resultado do processo voltado para os interesses e as necessidades que dele participa. A construção de relações sociais baseadas em princípios de igualdade e justiça social, quando presentes num dado grupo social, fortalece o exercício da cidadania. A transmissão de informação e formação política e sócio cultural é uma meta na educação não formal.

 Ela preparar os cidadãos, educa o ser humano para a civilidade, em oposição à barbárie, ao egoísmo, individualismo etc. Se no seio da instituição próprias escola, universidades onde o aluno deve seguir um programa determinado Quando tratamos da educação não-formal, a comparação com a educação formal é quase que automática. O termo não-formal também é usado por alguns investigadores como sinônimo de informal. Consideramos que é necessário distinguir e demarcar as diferenças entre estes conceitos. A princípio podemos demarcar seus campos de desenvolvimento: a educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdo previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos etc., carregada de valores e culturas próprias, de pertencimento e sentimentos herdados: e a educação não-formal é aquela que se aprende "no mundo da vida", via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianas. Em termos gerais, a educação significa a soma total dos processos através dos quais uma comunidade ou grupos sociais transmitem seus poderes e ideais adquiridos, com o fim de assegurar a própria existência e crescimento, diante disso, vamos relatar a atuação do pedagogo no espaço não formal como por exemplo, trabalho com idosos, o pedagogo no papel de profissional da educação vem desenvolver o trabalho com idosos através da pratica educativa vãs, por meio da bagagem teórica e metodológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com