TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM AMBIENTES ESCOLARES E/OU NÃO ESCOLARES

Por:   •  24/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]

                                UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL        

                                EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

NOME estagiário(a): Angelita Katia Torres

PROFESSOR(A) REGENTE: Sandra Marise Machado

PROFESSOR(A) TUTORA VIRTUAL Clarice Antunes doa Nascimento

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM AMBIENTES ESCOLARES E/OU NÃO ESCOLARES

ANO/SEM.: 2020/2

PROJETO DE ESTÁGIO

1 - Título do Projeto: Jogos e Brincadeiras

2 - Temática: É a ideia auxiliar os professores e educadores em atividades de desenvolvimento com jogos e brincadeiras, e qual a sua importância.

 

3 - Público-Alvo: Professoras de educação infantil (idades entre 30 a 45 anos)

4 - Período da prática: 12/10/2020 a 14/12/2020

5 - Instituição de prática de Estágio: A Creche Neusa Gomes Pereira, faz parte de um complexo educacional da Prefeitura Municipal da cidade de Poá/SP, está localizado na Rua Sebastiao de Almeida, N 85, Jd. Nova Poá. Foi inaugurada em 31 de Março de 2012. O  prédio é composto de 7 salas com banheiros apropriado e adaptados para a idade das crianças, 1 Berçário II, 2 Maternal I e 3 maternal II, uma das salas está sendo usada como brinquedoteca e a outra como sala de vídeo(cineminha),tem um banheiro adaptado para deficientes ,banheiro masculino e outro feminino para os funcionários, almoxarifado, depósito de materiais didático, a cozinha para ser produzida as 3 refeições que são servidas diariamente(café, almoço e  jantar), um refeitório amplo com cadeirões para os bebês e mesas adaptadas para as crianças pequenas, uma dispensa , uma secretaria, do lado de fora tem um parquinho com uma casinha de plástico, cavalinhos de plástico, escorregadores e balanço.

 Atualmente seu quadro de funcionários possui: 14 auxiliares,3 professoras, duas cozinheira, duas auxiliares de limpeza, uma coordenadora, que atendem a rede de ensino, e 115 alunos matriculados de 0 a 4 anos. Horário de atendimento, é de segunda a sexta-feira das 07h00m às 17h00m, nos turnos integrais com exceção de uma turma de maternal II-D ,que fica em meio período das 13h as 16h. A Creche Neusa Gomes Pereira possui como filosofia o cuidar como educar, respeitando as diferenças, valorizando o aprendizado informal, trabalhando o lúdico e estabelecendo vínculos de parcerias com familiares e comunidade. Para a Creche Neusa Gomes Pereira, educação infantil não é só uma fase escolar, mais sim um momento muito especial, pois é nesta fase que a criança inicia a descoberta do mundo, adquiri conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural

 Foi possível verificar que todos os alunos são moradores do bairro, assim não demonstrando tanta diferença cultural e econômica nos alunos que estão matriculados, são poucas as famílias que tem um padrão de vida melhor. A participação da família e comunidade e razoável, a região sofre com as condições financeiras, muitas vezes as famílias mandam as crianças para creche por não ter como dar uma alimentação balanceada e saudável para as crianças, pois verificamos que muitas mães não trabalham fora.

 

6 - Justificativa (Justificar a escolha da temática, sempre estabelecendo relações com o contexto observado, com as necessidades da turma e da escola e sustentar teoricamente o tema escolhido). Neste espaço sustente através de argumentos porque é necessário que a temática seja trabalhada, apresentando as necessidades do público alvo, a partir das informações mais significativas coletadas nas observações e entrevistas, período este que te oportunizou conhecer a realidade local e as necessidades dos alunos. Sendo assim, esta justificativa deve conter os elementos coletados nas observações e entrevistas apresentando argumentos que convençam o leitor, porque o público alvo necessita que a temática escolhida seja trabalhada, assim como deve apresentar uma argumentação teórica, com auxílio de autores que sustentarão teoricamente, a defesa da temática escolhida.  

7 - Objetivo geral: Especificar, em uma única frase, o que você pretende que o seu público alvo alcance relacionando com o tema selecionado. Use o verbo no infinitivo, como, por exemplo, “proporcionar”).

8 - Objetivos específicos: Desmembrar o objetivo geral, ou seja, mostrar onde você quer chegar com a proposta e com suas atividades. (Mínimo 3 e máximo 5 objetivos). Iniciar as frases com verbos no infinitivo, como, identificar, analisar, estudar, construir, elaborar etc.).

9 - Conhecimentos (conteúdos a serem abordados no projeto): Descrever os conhecimentos/conteúdos que serão abordados pelo projeto, considerando a relação destes com a temática. É importante destacar que o projeto deve ser interdisciplinar, articulando as diferentes áreas do conhecimento com a temática escolhida. Um trabalho interdisciplinar não é somente sub-dividir os conteúdos dentro de cada área de conhecimento, mas sim articula-los entre si. Deve conter, no máximo400  palavras e no mínimo 200 palavras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (236.9 Kb)   docx (796.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com