TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps história da educação

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução:

Este trabalho tem como assunto principal a História da Educação, conta o surgimento dos processos de métodos e teorias para educação.

 O objetivo deste trabalho é compreender a história da educação e utilizar alguns métodos e teorias para melhorar o processo educacional.

 A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica proposta, complementada com algumas pesquisas em sites, estas informações constam na parte final deste trabalho.

Desenvolvimento

  1. Texto reflexível/dissertativo

 A educação passou por várias mudanças, quais foram muito importante para a formação do pedagogo, houve grande evolução no processo da educação, desde o período primitivo are os dias de hoje, tudo começou quando ainda não existia escola e a educação era passada do chefe de família para as crianças em forma de troca e aquisição de experiências, um pouco mais tarde surgiu um novo tipo de educação,  criando e utilizando a escrita,  com a utilização da escrita a educação se expandiu, surgiram os primeiros representantes Sócrates, Aristóteles e Platão que tinham como princípio que cada ser humano se desenvolve de forma individual,  ou seja,  cada ser humano se desenvolve no seu tempo e não é igual a forma de aquisição do conhecimento,  houve um tempo em que a educação foi utilizada como formação moral e física,  ou seja,  era dado ênfase para formação de guerreiros com um ideal de direitos e deveres,  um pouco depois a igreja católica criou um método de educação conservadora, criticavam a educação grega por ter seu modo liberal e a romana por ter seu modo prático, o que acabou tornando essa época muito conhecida como o século das trevas,  mas como dizem por aí, é necessário passar pelas trevas para chegar a luz e foi o que aconteceu,  surgiram mais alguns pensadores João Amós Comennius e Jean Jackes Rousseau, eles tiveram interesse pela educação grega e romana,  já no século XVII surgiram mais alguns pensadores que colaboraram ainda mais para educação,  Pestalozzi,  Herbat e Froebel,  que com suas teorias modificaram radicalmente as concepções de professores,  ensino e método.

 Com todos esses fatos que ocorreram e que foram passados de geração para geração,  houve uma grande colaboração para a mudança da forma de educar,  com surgimento de várias teorias de grande pensadores,  que hoje em dia foi incluído na educação,  na forma de se educar um indivíduo,  com as teorias dos grandes pensadores foi possível construir ideias e método que são muito utilizados, para educar o indivíduo, tornando um indivíduo com educação, mas não apenas isso, tornando um indivíduo que reflita sobre a própria educação é seus meios, política,  sociedade e outros assuntos,  tornando um indivíduo que pense na história e que veja pelo o que todos nossos antepassados passaram para poder ter educação,  saber ler e escrever,  então não podemos ver a história da educação apenas como uma história,  houve grandes batalhas para que houvesse grandes mudanças e é nisso que devemos pensar,  refletir, você como educador que é ou que será, deseja educar o indivíduos que apenas aprendam ler e escrever ou educar indivíduos para que ele aprenda ler,  escrever,  refletir,  se expressar e questionar, tudo o que ocorreu na história da educação,  foi e continua sendo necessário para que possamos seguir o exemplo e assim continuar sempre em busca de algo melhor..

1.2 Referencia bibliográfica do texto:

http://www.pedagogia.com.br/historia.php

http://blogjoaopedagogia.blogspot.com.br/2011/02/importancia-da-historia-da-educacao-na.html?m=1

  1. Apresentação da pesquisa realizada sobre o período histórico escolhido pelo grupo:

Educação da mulher na idade média

- Na idade média as mulheres não tinham acesso a educação formal.

- A mulher pobre trabalhava duramente ao lado do marido e com ele permanecia analfabeta.

- As meninas nobres só aprendiam alguma coisa  quando recebiam aulas em seu próprio castelo, mas essas aulas eram voltadas para aulas de musicas, religião e rendimentos das artes literárias  trabalhos manuais femininos.

- Mas essa educação era sempre voltada para o dever de boa esposa e mãe.

- Depois do sec. VI as meninas de outros  seguimentos sociais como as burguesias, começaram a ter acesso a educação, com o surgimento da escola secundaria por ocasião da emancipação das cidades livre.

- Eram recebidas meninas de 6 a 7 anos a fim de serem educadas e consagradas a Deus.

- Aprendiam a ler e escrever, ocupando com artes da miniaturas e as vezes com copias de manuscritos.

- Algumas chegaram a se distinguir no estudo de latim, grego, filosofia e tecologia.

- Os Benedinos ocupavam se especialmente a educar mulheres, mas essa educação era voltada para religião.

- Mas pra frente no Sec. XIII em Paris, algumas mulheres já consegue exercer uma profissão e até conduziam alguma forma de negocio sem a titular de seus maridos, de forma autônoma.

- As profissões permitidas eram, professoras, medicas, boticárias, tintureira, copista, miniaturista, encadernadora, arquiteta e às vezes uma profissão nobre consideradas na politicas como abadessas e rainha. Profissões sempre voltadas com a conduta de esposa e mãe.

- Mas nessa época a mulher era muito mais valorizada do  que na épocas anteriores e já começava a conquistar o seu espaço.

  1. Escrever um plano para o desenvolvimento da apresentação teatral:

Tema da apresentação: Educação da mulher

Tempo da peça: 40 minutos

Publico alvo: 4 ano do fund. I

Objetivo da aula: Ensinar que devemos ir em busca daquilo que acreditamos, lutar por ideais e por melhorias éticas.

Material a ser utilizado:

Cenário I: Uma casa no campo, feita com papel craft, algumas gramas e folhas artificiais para representar  a grama do campo.

Cenário II: Uma igreja feita de cartolina, onde ela se encontra com o jovem padre, alguns livros velas.

Figurino: Vestido de camponesa para a mãe e a jovem, roupa de padre e roupa de camponês para o pai.

Avaliação: Será avaliada a forma de se cada personagem se apresentar, a forma clara com que eles passasse a mensagem e fizesse com que o publico entendesse a dificuldade da educação feminina na idade média e como é importante lutarmos pelos nossos direitos.

Roteiro da peça:

 A peça vai falar de uma jovem camponesa que não quer ver a sua vida terminada igual a da mãe.

 Quer ter direito a estudar, aprender ler escrever e ter uma profissão, não quer seguir a típica função feminina da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com