TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 02: A aprendizagem baseada em projetos

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Aula-tema 02: A aprendizagem baseada em projetos

No fórum, você e seu grupo vão discutir e analisar essas questões sobre blogs para a elaboração da Atividade Colaborativa.

Passo 1: O que é um blog? Você costuma visitar blogs? O que é mais atrativo num blog: título, textos, imagens, vídeos? Que blog você mais gosta de visitar? Por quê?

Passo 2: Que blog você gostou mais dentre os visitados? Quais as diferenças mais marcantes entre os blogs dos professores e dos alunos? O que os melhores blogs visitados por você tinham em comum?

Respostas:

1°blog é uma ferramenta de pesquisas, curiosidades, cultura e etc,  disponível na internet, no meu dia-dia eu costumo visitar blogs relacionado a área da pedagogia, costumo pegar exemplos de atividades lúdicas entre outras para aplicar aos meus alunos. Os blogs que mais me chama atenção são aqueles que possuem variedades de atividades e que são coerentes.

2° Gosto de visitar blogs criados por pessoas na mesma área da pedagogia , onde oferecem conteúdos ótimos.

Aula-tema 03: Comece com o fim em mente

No fórum, você e seu grupo irão discutir e analisar as questões dos passos 1, 2 e 3, para prosseguir na elaboração da Atividade Colaborativa que se concentra na construção e na montagem do blog do seu grupo.
Nesta aula-tema, especificamente, vocês determinarão: o nome do blog, como se apresentarão nele e as divisões das tarefas desta etapa.

Passo 1: Que nomes criativos e sugestivos você já viu em um blog? Que nome você sugere para o blog que o grupo está montando? Qual será o escolhido? Como vocês se apresentarão no blog?

Passo 2: Que dupla cuidará de cada uma das cinco frentes (a saber: criação do blog na internet e produção de conteúdos específicos para os tópicos Projetos, Reportagens, Entrevistas e Aula-fora)? Observação: lembre-se de que a dupla que cuidará da criação e da alimentação do blog permanecerá a mesma durante todo o processo de trabalho, até a conclusão na aula-tema 07.

Passo 3: Qual a data-limite para o envio do seu tópico para a dupla responsável pela criação e manutenção do blog? Qual a data limite-para que a dupla responsável pela manutenção do blog insira os materiais remetidos pelas demais duplas.

Respostas:

1° poderíamos criar um blog onde levamos os assuntos mencionados mas tudo dentro da área da pedagogia que trazem ideias sobre projetos variados, entrevistas feitas com pedagogos já formados, que eles relatam suas experiências, dificuldades. Podemos selecionar reportagens de vários gêneros e curiosidades e sobre aula fora podemos trazer ideias de como trabalhar com as crianças de várias faixas etárias introduzindo como projeto.

O nome podemos da de ´´Cantinho do professor´´, `` Cantinho do saber´´, ou algo semelhante .

Eu posso ficar com o tema aula- fora? Quem poderá ser minha dupla?, estou disponível...

Aula-tema 04: Formule a questão orientadora

No fórum, você e seu grupo vão discutir e analisar as questões propostas nos passos 1, 2 e 3 para prosseguir na elaboração da Atividade Colaborativa. O principal foco da Atividade Colaborativa é a construção e a montagem do blog do seu grupo destinado ao professor do ensino fundamental I.
Nesta aula-tema, vocês dividirão as tarefas e determinarão as formas de compartilhar os conteúdos produzidos por cada pessoa do grupo.

Passo 1: Que dupla vai cuidar de cada uma das quatro frentes propostas nesta aula-tema (a saber: Filmes, Artes, Feira de Ciências e Sarau).
A dupla que cuida da criação e da manutenção do blog precisa conversar especificamente sobre: como o tópico “Mensagens” será inserido no blog? Observação: lembrem-se de que a dupla que cuida da alimentação do blog permanecerá a mesma durante todo o processo de trabalho, até a conclusão da Atividade Colaborativa na aula-tema 07.

Passo 2: Como você e seu colega de dupla compartilharão o material produzido? Qual a data-limite para a produção do conteúdo?

Passo 3: Qual a data-limite para envio do seu tópico para a dupla responsável pela criação e manutenção do blog? Qual a data-limite para que a dupla responsável pela manutenção do blog insira os materiais remetidos pelas demais duplas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com