TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação discursiva - Currículos e Programas

Por:   •  6/6/2018  •  Dissertação  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmica: CECILIANE VASCONCELOS PAIVA

Avaliação discursiva - Currículos e Programas

Questão 01 Discursiva:

Quando analisamos a Educação Infantil e o Currículo, devemos tomar a criança como ponto de partida da proposta pedagógica, compreendendo que para conhecer o mundo ela envolve o afeto, o prazer, o desprazer, a fantasia, o brincar, o movimento, a poesia, as ciências, as artes plásticas e dramáticas, a linguagem, a música e a matemática de forma integrada, pois a vida é algo que se experimenta por inteiro (FARIA ,1999). Com base nos fundamentos apresentados, teça considerações trazendo exemplos de conteúdos curriculares e práticas pedagógicas com crianças em idade pré-escolar, priorizando a formação pessoal e social e conhecimento do mundo.

Os termos currículo e proposta pedagógica têm sido empregados com diferentes definições, em diversos contextos da educação, em geral, e da educação infantil. O uso indistinto de termos como plano de estudo, programa, proposta pedagógica e currículo também aparece no campo da educação infantil. Definir a concepção de currículo é uma tarefa de extrema importância uma vez que ele organiza e sistematiza as intenções educativas e as práticas pedagógicas.

Para isso por exemplo são programadas atividades, estruturando um cotidiano dinâmico, agradavelmente disciplinado pela adequada participação de todos, em clima de autonomia e cooperação proporcionando assim um ambiente que atenda às necessidades infantis como o movimentar-se, descobrir, interagir, cantar, dançar, brincar, pular, chorar, enfim, respeitando as especificidades e manifestações das crianças.

Pode assim finalizar que se certificar-se a unidade do trabalho de toda a comunidade educativa, inclusive a família, consegue-se assim estabelecer e socializar uma proposta pedagógica que fortaleça a identidade da instituição educacional, integrando princípios, valores e ações que dialoguem entre si na busca da formação da criança

Questão 02 Discursiva:

O ano de 2014 foi marcado pelo evento da Copa do Mundo realizada no Brasil. Numa escola pública de uma região periférica e afastada, nem todos os estudantes têm acesso à televisão em sua casa para poderem assistir aos jogos, no entanto, esse é um tema bastante comentado por eles em todos os momentos que estão na escola. Você, como professor (a) dessa escola, como trabalharia com o currículo associado às práticas sociais, levando em conta que as questões cotidianas são elementos definidores das práticas escolares, sem perder de vista o conhecimento necessário (conteúdos) que necessitam ser trabalhados dos componentes curriculares? Redija um texto argumentativo, colocando como seria essa articulação com o currículo.

O currículo educacional deixou de ser apenas um conjunto de conteúdos disciplinas e passou a ser reescrito se utilizando do cenário e das experiências dos agentes escolares, isto muito se efetiva quanto ao assunto da questão acima, em que falar de futebol e das alegrias e derrotas que este esporte atinge seu público é um grande fenômeno de interação social. Como docente poderia propor as seguintes estratégias de aprendizagem:

(1) História:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com