TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação inclusiva

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

AQUI FICA O SÍMBOLO DA INSTITUIÇÃO[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Arcoverde

2015

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13][pic 14][pic 15]


1 INTRODUÇÃO[pic 16]

        Tratando-se da temática da “Importância da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem”, observa-se que é abordado um extenso questionamento que suscita o objetivo de obter diferentes tipos de mudanças comportamentais por parte de todos os envolvidos no contexto.

        Essa forma de avaliação tem por princípio a verificação de medidas e objetivos de contribuição na formação do indivíduo, o que permite explorar suas capacidades de resoluções dos problemas de seu dia-a-dia, onde também, exerce a sua cidadania de maneira digna.

        Diversas são as ferramentas que podem ser atribuídas aos instrumentos necessários para a forma avaliativa em sala de aula. Através desse cenário, busca-se na pesquisa de conclusão, objetivar a auto avaliação no intuito de entender onde é preciso parar e refletir sobre suas formas empregadas e de que maneira ela está servindo para a construção do conhecimento na busca da melhoria na aprendizagem.

        Segundo o pensamento de Perrenoud (2007), instiga que a avaliação pode ensinar o aluno a aprender como também, traz consigo a possibilidade de um melhor conhecimento do aluno pelo professor, onde o mesmo possa colaborar com o seu educando em seu processo de ensino e na construção do conhecimento.

        Tendo em vista as práticas no processo avaliativo, o presente estudo de conclusão, apresentara-se de maneira a buscar entendimento de como a avaliação formativa pode interferir de modo significativo no processo de ensino-aprendizagem, como se adequa a grande auxiliar dos professores e alunos a abrirem-se em horizontes mais amplos na busca da superação das atividades e de qualquer dificuldade encontrada no seu processo de ensino-aprendizagem.

        É notável a extrema importância que o processo de avaliação formativa representa para o crescimento do processo ensino-aprendizagem. Faz-se necessário que a mesma exista como fator predominante na construção do indivíduo, dando-lhes a oportunidade de conseguir, por si só, resolver os conflitos em seu dia-a-dia ora existidos.

        Observa-se no contexto atual a infinidade de instrumentos avaliativos que são utilizados pelos professores em sala de aula como ferramentas de aprendizagem, no entanto, a auto avaliação ganha espaço entre os meios escolares por se tratar de um convide que os alunos adquirem a fazer os seus próprios desempenhos.

        Torna-se necessário essa forma de avaliar no intuito de minimizar o número no fracasso escolar. É preciso pautar novas formas avaliativas, investigar as necessidades a serem aplicadas e que a avaliação se torne algo muito mais além de aprovar ou reprovar o aluno, onde a construção pelo conhecimento se torne algo real e proveitoso.

        Durante a trajetória escolar, levando-se em consideração as fases do ensino, sejam elas: fundamental, médio ou superior, a avaliação, na sua maioria das vezes, é tida pelo professor como algo controlador, que pauta os alunos a uma classificação de “quem é o melhor”, “a melhor nota”. Vê-se que essas formas avaliativas não apresentam uma contribuição acentuada ao conhecimento, o que, de certa forma, traz consigo um problema notório no processo de ensino-aprendizagem. Para Luckesi (2002), a avaliação aplicada nas escolas é aquela onde as notas são usadas para fundamentar necessidades de classificação de alunos, onde são comparados desempenhos e não objetivos de que se deseja atingir.

        Diante desse fato, pode-se perceber a gigantesca importância da avaliação formativa para o processo de ensino-aprendizagem, porém, vale ressaltar a necessidade de entender e definir os reais objetivos que o aluno precisa alcançar para que o educando consiga identificar as dificuldades para a aprendizagem naquela situação, podendo unir-se a um diferencial avaliativo onde almeja-se a superação, buscando também, inovar-se em suas estratégias caso as suas primeiras etapas na construção de aprendizagem daquele indivíduo não tenha sido suprida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com