TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avançando na concepção de Didática

Por:   •  18/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  1.809 Visualizações

Página 1 de 2

Tarefa Portfólio 1 – Avançando na concepção de Didática. Ciclo de Aprendizagem

Nome do aluno: KÁTIA RODRIGUES FERREIRA SILVA/RA 8070866

Anexe este arquivo da tarefa.

Escreva sua concepção pessoal de Didática (escrita no início da disciplina):  

Inicie sua resposta aqui:

A Didática é o ramo dos conhecimentos pedagógicos que estuda os processos de ensino em todos os seus componentes, como: conteúdos, métodos e teorias que orientam a ação docente e formula atividades facilitadoras da aprendizagem.

Escrever uma nova concepção, demonstrando que o objeto de ensino da Didática é o processo de ensino, além de utilizar obrigatoriamente as seguintes palavras: processo, ensino, aprendizagem (ou aprender), professor, aluno, aula.

Inicie sua resposta aqui:

A didática é considerada arte e ciência do ensino, ela não objetiva apenas conhecer por conhecer, mas procura aplicar seus princípios com a finalidade de desenvolver no individuo as habilidades cognitivas para torná-los críticos e reflexivos. É dever do professor garantir uma relação didática entre ensino e aprendizagem, tendo em mente a formação individual da personalidade do aluno. Por meio da aula o docente organiza esse processo de ensino e transmite aos alunos o conhecimento adquirido durante seu processo de formação. O trabalho docente é parte integral do processo educativo aos quais os indivíduos são preparados para viver em sociedade, o educador deve formar alunos que sejam cidadãos ativos, reflexivos, críticos e participativos na sociedade em que vivem. A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.

O que está inadequado (ou o que você considera que estava errado) na primeira concepção de Didática, considerando Veiga (2011):

1.  Eu considero inadequado que a didática não é somente o ramo de pensamentos pedagógicos, segundo Veiga a didática   engloba um conjunto de conhecimentos que entrelaçam contribuições de diferenças esferas cientificas (teoria da educação, teoria do conhecimento, psicologia, sociologia etc.), junto com requisitos de operacionalização.

2. E que novos temas considerados mobilizadores, emergentes e abertos da reflexão didática devem ser acrescidos, tais como: a multirreferencialidade do processo de ensino, a interdisciplinaridade, o profissionalismo docente, as questões do cotidiano da sala de aula, o multiculturalismo e sua incidência na escola, as novas linguagens, o saber docente, as relações entre escola cultura, entre outros.

O que está adequado agora e o que melhorou na sua segunda concepção de Didática, considerando Veiga (2011):

1.  Eu considero adequado que a didática é considerada arte e ciência do ensino, ela não objetiva apenas conhecer por conhecer, mas procura aplicar seus princípios com a finalidade de desenvolver no individuo as habilidades cognitivas para torná-los críticos e reflexivos.

2. E que a didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com